A palavra cochilo possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o, i, já as consoantes são: c, h, l. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: olihcoc. Além disso, dita palavra é classificada como sono, tirar uma soneca.
Significado de cochilo
A palavra cochilo é um hábito que consiste em descansar por alguns minutos (entre vinte e trinta, geralmente, mas pode durar algumas horas) depois do almoço, entrando em um sono curto, a fim de reunir energia para o resto do dia. Ela está presente em partes do sul da Europa e América Latina, mas também na China, Taiwan, Filipinas, Índia, Oriente Médio e Norte da África. Esta palavra vem do sexto Romano que significa tempo, designa o correspondente a 12 horas a partir do sol, ou cerca de 14 h. Quando a luz do dia está em sexto lugar no qual dá uma pausa no trabalho todos os dias em que foram feitos para descansar e recuperar forças.
Não é apenas um costume espanhol, mas também tem uma explicação biológica. Isso é uma consequência natural do aumento do fluxo sanguíneo depois de comer, ou seja, a partir do sistema nervoso para o sistema digestivo, provocando uma consequente sonolência. Dada a forma como elas são pesadas, muitas vezes as refeições vai em contra outras rotinas e regimes nutricionais europeus que distribuem as refeições abundantes mais para o início do dia, e da própria cronobiologia: se você comeu ou não, a depressão pós-predial é um elemento que vem após cerca de oito horas. Além disso, nos trópicos, lugares colonizados pela Espanha, e na mesma Espanha, localizado ao sul da Europa, em que o tempo quando está mais quente já predispõe a uma sonolência maior, até mesmo animais regressam as suas tocas para descansar e tirar um delicioso cochilo.
Há evidência científica de que um cochilo de não mais de 30 minutos (mais tempo pode perturbar o relógio biológico natural e causar insônia à noite) melhora a saúde geral e a circulação do sangue (embora este é discutível: há estudos epidemiológicos graves que sugerem que isso promove enfarte do miocárdio) e impede a opressão ou stress. Ele também promove mecanismos de memória e de aprendizagem e fornece a capacidade de estender a jornada de trabalho para ser capaz de suportar sem dormir até tarde da noite com pouca fadiga acumulada.
Um dos escritores mais importantes da literatura espanhola do século XX que ganhou um Prêmio Nobel, o senhor Camilo Jose Cela, com seu sarcasmo habitual, elogiou a prática e ele mesmo aproveitava esse costume como o espanhol para tirar um leve cochilo pelas tardes espanholas. O romancista disse que a soneca que ele tirava tinha que ser num lugar tranquilo e que ele estivesse com seus pijamas fazendo orações a Deus.
Por fim, há o que chamamos de cochilo do carneiro, onde o ocorre o sono rapidinho antes do sono real.
Sinônimos de cochilo
São sinônimos de cochilo as seguintes palavras: soneca, sono
Antônimos de cochilo
São antônimos de cochilo as seguintes palavras: ficar acordado
Exemplos de usos e frases
Todas as vezes que eu almoço preciso apenas escovar os dentes e tirar ne que seja 10 minutos de cochilo.
Quando eu morava em Buenos Aires as pessoas fechavam suas casas para fazerem a “hora siesta”, o que no Brasil seria chamado de “a hora do cochilo”.
Toda vez que a menina vai falar com o seu avô ele está cochilando.