A palavra densidade possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, i, a, já as consoantes são: d, n, s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: edadisned. Além disso, dita palavra é classificada como algo característico a denso, espesso.

Significado de densidade

Densidade é uma palavra proveniente do latim densĭtas. É a característica de densa. Este adjetivo, por sua vez, refere-se a algo que tem uma grande quantidade de massa em relação ao seu volume; que é densa ou sólida; que tem um nível significativo de conteúdo ou no fundo de um pequeno tamanho; ou é indefinido e pouco claro. No campo da química e física, a densidade é a quantidade que reflete a relação entre a massa de um corpo e o seu volume. No sistema internacional, a unidade de densidade é o quilogramas por metro cúbico (conhecido pelo símbolo / m3 kg). Um quilograma de bronze, por exemplo, ocupar muito menos um espaço do que um quilograma de penas. Isto é explicado pela densidade: o bronze é mais denso (tem mais massa em menos volume) do que as penas.

Já a relação entre a massa e o volume de um corpo permite que a densidade de um objeto seja medida pela demografia apelada a uma lógica similar para falar sobre densidade populacional. Neste caso, a magnitude é calculada a partir do número de pessoas que vivem na mesma unidade de área. Se uma cidade tem 20.000 pessoas, distribuídos por uma área de 2 quilômetros quadrados, sua densidade populacional é de 10.000 habitantes por km2. Já a densidade óptica, por seu lado, refere-se ao nível de absorção de luz. Na fotografia, o conceito de densidade está ligado ao escurecimento de uma imagem de acordo com a quantidade de luz que tenha sido exposto.

Já no âmbito da computação, densidade indica o número de bytes que podem ser depositados numa memória do sistema de armazenamento.

            No mundo do meio ambiente, a densidade de população e os desequilíbrios ambientais estão profundamente ligados a este conceito é o conceito de densidade populacional, que se refere à demografia, ou seja, o número de indivíduos que vivem em um determinado território. Para todas as espécies seja planta ou animal que podem desenvolver em um determinado habitat recomendado e equitativamente com o meio ambiente, é necessário ter uma relação de parceria entre os recursos no espaço e sua utilização; se o número de indivíduos excede a quantidade de recursos a ser compartilhado entre todos, fala-se de um desequilíbrio ambiental, onde há risco de vida em todos os seus aspectos.

Quando esta anomalia ocorre, acontece naturalmente é levada a cabo uma série de mudanças nas populações para evitar o aumento excessivo da comunidade e garantir a sobrevivência da espécie. Algumas destas transformações são:

* desenvolvimento lento (o escasso espaço e suprimentos de indivíduos que começam a desenvolver-se lentamente e, portanto, processos reprodutivos são atrasados, elevando o saldo para a comunidade);

* Baixa fertilidade (devido ao enfraquecimento das mães, por causa da oferta limitada, o número de diminuições da prole e são mais propensos a mortalidade);

* A redução do tamanho dos indivíduos (a escassez por sua vez faz com que os indivíduos cresçam e pesem menos);

Sinônimos de densidade

São sinônimos de densidade as seguintes palavras: espesso, denso

Antônimos de densidade

São antônimos de densidade as seguintes palavras: ralo, fino

Exemplos de usos e frases

A densidade com que o navio afundou foi muito alta.

Quero comprar um compasso para medir a densidade do cubo.

É difícil estudar física sem saber as fórmulas de medidas da densidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *