A palavra talismã possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 11 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, i, já as consoantes são: t, l, m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ãmsulat. Além disso, dita palavra é classificada como um objeto precioso, uma espécie de amuleto.
Significado de talismã
A etimologia do talismã nos lembra, diretamente, para a língua francesa. No entanto, o conceito tem a sua origem remota no grego. Um talismã é um objeto que, a partir de uma superstição, atribui competência especiais. O talismã é muitas vezes confundido com um amuleto (que pode incentivar o bem e afastar o mal). No entanto, embora acredita-se que o amuleto tem seu poder ele é inerentemente consagrado ou investido de seus poderes. Nesse sentido, é desenvolvido sob condições específicas que lhes permite adquirir a sua magia. Geralmente a sua criação está associada com a astrologia e as figuras simbólicas que muitas vezes são gravadas em sua superfície.
O objeto que, uma vez carregado com propriedades mágicas, torna-se um talismã pode ser uma pedra, um trevo de quatro folhas ou a perna de um coelho, entre outros, o que prova que não há muitas restrições à sua origem, mas o passo fundamental é o ato de consagração. Isso não significa que o aspecto físico não deva passar por qualquer procedimento: pelo contrário, é muito importante trabalhar com cuidado, para representar a harmonia entre as forças do universo. Isto não impede, porém, que em termos de linguagem e amuleto ambos são usados alternadamente. Por exemplo: “Esta medalha de ouro é um talismã que me acompanha desde que eu tinha cinco anos,” “Em uma viagem pelo Oriente Médio, um beduíno me deu um talismã para me proteger da adversidade”, “O jogador chileno se tornou o talismã da equipe “.
É frequentemente apontado como um talismã porque parece trazer boa sorte e garantir um resultado positivo. É o caso de um jogador bom. Segundo os jornais, desde que o jogador chegou ao seu clube, ele jogou cinco jogos e a equipe venceu todos eles. O jogador em questão, portanto, é mencionado pela imprensa como o “talismã” do jogo.
Retomando a etimologia da palavra talismã, é importante notar que este não é o único a ter alcançado a nossa língua através de um termo europeu (neste caso, francês), apesar de ter uma origem diferente (grego). Além disso, antes de chegar às páginas de dicionários franceses foi adotado pelo árabe e, depois, pela neopersa. Uma tradução possível para o termo original grego dá “rito religioso”, e isso pode se referir à necessidade de submeter o objeto a uma determinada prática mística ou mágica, de modo que ele se torna um meio de poder e não mais um mera artefato terreno. Outros significados de suas origens mais remotas, neste caso, são a palavra teleo que vem do grego e significa “cheio” e “consagrado”, que também destaca a importância de uma intervenção de sentido do objeto.
Sinônimos de talismã
São sinônimos de talismã as seguintes palavras: amuleto
Antônimos de talismã
São antônimos de talismã as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
Quando eu era pequeno minha mãe me deu um talismã e pediu para eu guardá-lo comigo, pois me daria sorte.
Para nós, cristão, o nosso talismã é Jesus Cristo. Não atribuímos poder a coisas inanimadas.
Gostaria que ficasse bem claro que respeito as crenças de cada pessoas, mas eu não usaria um talismã para me proteger.