A palavra canudos possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 7 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, u, o. Já as consoantes são: c, n, d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: sodunac. Além disso, dita palavra é classificada como termo usado para se referir a um tubo cilíndrico, plastificado e comprido utilizado para sugar líquidos. O termo também é conhecido por se referir a uma guerra ocorrida no interior da Bahia especificamente na região dos canudos entre o exército e cristãos durante os anos oitenta.
Significado de canudos
A Guerra de Canudos foi um conflito entre o Exército Brasileiro e membros de um movimento popular sócio-religioso liderado por Antonio Conselheiro, que teve lugar entre 1896 e 1897, durante os primeiros anos do Brasil republicano na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, na região nordeste do Brasil. A caricatura do tempo da imprensa representava o Conselheiro com uma comitiva armada, tentando “parar a República.”
O conflito teve a sua origem no mesmo estabelecimento de Canudos, nas terras áridas do sertão ou caatinga, nordeste do estado, em seguida, província da Bahia. Bahia era uma área muito pobre, com uma economia de subsistência baseada na agricultura e pecuária, sem grandes cidades e uma população sem direitos compostas principalmente de ex-escravos negros (libertos que deixaram a escravidão à Lei de 1888) empobrecidas e desenraizadas, índios e mestiços.
Canudos Alegoria por André Koehne: Neste cenário apareceu, entre muitos outros pregadores místicos espirituais, Antônio Vicente Mendes Maciel, também conhecido como Antonio Conselheiro ( “diretor”), que andava de aldeia em aldeia com seus seguidores para praticar ritos da tradição cristã, cujo apoio era o de reivindicar visita a pequenas comunidades. Antônio Conselheiro afirmou ser um profeta e disse que o retorno do lendário Rei Sebastian Português.
Depois de vagar através das províncias do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia, decidido em 1893 a instalar-se definitivamente com seus milhares de seguidores na fazenda de Canudos, localizada perto da cidade de Monte Santo (Bay), às margens do rio Vaza Barris, sua pregação e promessas de um mundo melhor atrairam cerca de 8.000 novos moradores, que começaram a causar problemas na região.
Temendo a invasão da cidade de Juazeiro por “conselhistas” (como era conhecido por seguidores de Mendes Maciel), com quem teve problemas de negócios, a histeria quebrou o governo provincial. A visita de dois monges capuchinhos de Canudos não foi suficiente para acalmar a população; Ainda pior, um deles erroneamente foi acusado por Antônio Conselheiro de tentar levar um levante monarquista. Apenas a conhecida foto de “Antônio Conselheiro” tomada depois de sua morte, em setembro 1897, se tornou pública, onde os governantes, o clero e o movimento estava se tornando cada vez mais contra os corantes República e negando a legitimidade dos casamentos civis e Censos (instrumento, pensamento, para o retorno da escravidão). Além disso, o Nordeste havia passado por uma das piores secas da sua história.
O Governo do Brasil, instalado recentemente, precisava de dinheiro para realizar seus planos, por isso, ele realizou uma arrecadação de impostos. O estado começou a enviar tropas em pequenas expedições para invadir a aldeia, mas foram irremediavelmente dizimados pelo lado do bem-aventurado.
No entanto, a morte do coronel Moreira César, que comandou 1.500 soldados na terceira expedição, mudou o curso dos combates. Em 1897, no quarto ataque por tropas governamentais, os militares incendiaram Canudos, mataram quase toda a população e os prisioneiros decapitados. Os poucos sobreviventes (cerca de centenas de crianças, mulheres e idosos) foram transferidos para diferentes partes do país.
Sinônimos de canudos
São sinônimos de canudos as seguintes palavras: tubo, cano
Antônimos de canudos
São antônimos de canudos as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
As crianças tomaram os refrigerantes nos canudos.
Os canudos utilizados hoje em dia são dispensados em embalagens plásticas individuais.
Os canudos são objetos produzidos com plásticos.