A palavra cereais possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 7 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, a, i. Já as consoantes são: c, r, s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim:siaerec. Além disso, dita palavra é classificada como termo usado para designar um tipo de alimento produzido de sementes desidratadas e reduzidas em farinha utilizada na alimentação de homens e animais.
Significado de cereais
Cereais (Ceres, o nome latino da deusa da agricultura) são plantas da família das gramíneas cultivadas o seu grão (fruto de parede fina acompanha a semente, característica da família). O tamanho do grão, maior do que outras gramíneas foi o resultado de domesticação que já tem milhares de anos. Muitos cereais no início da domesticação favorece o aparecimento de civilizações que foram associados com eles. Os grãos contêm amido que é o principal componente da alimentação humana. O germe da semente contém lipídios em proporções variáveis que permite a extração de óleo vegetal a partir de certos cereais. A semente é rodeada por um invólucro formado especialmente para a celulose, o componente essencial da fibra dietética.
Alguns cereais contêm um conjunto de proteínas, glúten, o que ajuda a proporcionar elasticidade para as massas utilizadas para fabricar pão e outros produtos de proteínas de glúten. Os cereais são pobres em aminoácidos essenciais como lisina e têm baixo valor biológico e nutricional. Na oposição, os pseudocereais feijão (que não contêm glúten) são ricos em biológicas proteínas de alto valor e agora são altamente valorizados por fazerem pães sem glúten e outros produtos para padaria. A transformação de cereais afeta a composição química e o valor nutritivo (o que significa que a sua composição nutricional é alterado) de produtos preparados com cereais. Os nutrientes são distribuídos de forma heterogênea nos diversos componentes do grão (semente, endosperma, revestimento de sementes e camadas sobrepostas). Não há uniforme para diferentes tipos de padrão de grão. Os efeitos mais importantes do processamento sobre o valor nutricional de cereais estão relacionados com:
A separação e remoção de partes do grão, deixando apenas uma fração do produto. Qualquer perda de volume provoca uma perda de nutrientes. Partes do grão que são descartadas podem conter uma concentração de certos nutrientes (aumentando, nomeadamente, a relação de nutrientes, em peso). O processamento em si pode trazer mudanças em nutrientes (germinação, fermentação, cozedura parcial).
A separação das camadas exteriores do grão, embora provoque a perda de alguns nutrientes, pode ser benéfica. Por exemplo, taninos condensados estão concentrados no sorgo, de modo que sua eliminação é essencial desde o ponto de vista nutricional. Ao converter o arroz integral em arroz branco é mais fácil de preparar o produto que é obtido. A semente é rodeada por uma cutícula composta principalmente de celulose, farelo. Os cereais são particularmente interessantes para a sua ingestão de energia sob a forma de açúcares.
Sinônimos de cereais
São sinônimos de cereais as seguintes palavras: semente, grãos
Antônimos de cereais
São antônimos de cereais as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
Os grãos de cereais são utilizados na alimentação como fonte de fibra energética aos humanos.
Ao adicionar os cereais à alimentação muitas fontes de energia são recompostas em nosso organismo.
Os cereais são alimentos produzidos de grãos e fornecem energia ao organismo.