A palavra labirintite possui uma classificação gramatical como sendo substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 11 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, i, e. Já as consoantes são: l, b, r, n, t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: etitniribal. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para descrever uma patologia a qual está relacionada ao aparelho auditivo especificamente no labirinto causando tontura e vertigem.
Significado de labirintite
Labirintite é uma doença em que o labirinto localizado na orelha (canais semicirculares do ouvido interno) fica inflamado. A labirintite viral é o mais comum de todos os pontos de vista na prática clínica. Pode aparecer como uma complicação de doenças gerais virais, tais como o sarampo, papeira, varicela, da gripe e, embora possa também ocorrer na ausência de doença sistêmica viral pode ser muito dolorosa. A maioria dos idosos são acometidas por referida doença e eles sofrem muito com isso, pois as tonturas faz com que eles se sintam ainda mais frágeis. A forma pela qual a labirintite começa é através de um quadro grave de vertigem que aumenta com movimentos da cabeça. Quando associada a uma infecção sistêmica viral, os pacientes desenvolvem perda auditiva neurossensorial, que é geralmente transitória, mas, por vezes, torna-se permanente.
Ao explorá-la encontramos um nistagmo irritante para o lado afetado. Os sintomas vestibulares geralmente desaparecem dentro de 48-72 horas, após o qual o paciente se queixa de uma sensação de instabilidade ou desequilíbrio, que vai durar mais ou menos tempo, dependendo da idade, atividade física e outros fatores que afetam a compensação.
Outros tipos: A labirintite serosa é um outro tipo que consiste de uma inflamação estéril do ouvido interno produzido por irritação química ou tóxicas do labirinto membranoso, e pode ocorrer no decurso de otite, trauma agudo e crônico durante uma intervenção cirúrgica.
Sintomas: Os pacientes que sofrem de vertigem de intensidade moderada com um nistagmo dirigido ao lado afetado, geralmente é acompanhada de perda auditiva neurossensorial moderada seja transitória ou permanente. Já a labirintite supurativa ocorre o envolvimento do ouvido interno por uma infecção bacteriana ou por otite média aguda ou crônica, meningite, bem mais raramente por uma infecção sistêmica bacteriana. Às vezes, ocorre por fístula iatrogênica crônica, onde precisará de uma cirurgia no ouvido. Os graves sintomas de vertigem e perda auditiva neurossensorial aguda que provocam sonolência profunda, em alguns casos, perda de consciência ou amnésia, são sintomas de tal doença. Felizmente, este tipo de labirintite são raras devido ao uso adequado de antibióticos.
Alguns outros sintomas são:
Falta de equilíbrio
Náuseas ou vômitos.
Zumbido
As causas incluem:
Infecção viral ou bacteriana (causa mais comum)
Traumatismo craniano
Tumor cerebral ou do cérebro
Doença dos vasos sanguíneos
AVC
Problemas nervosos
Efeitos colaterais dos medicamentos, incluindo:
Antibióticos aminoglicosídeos,
Aspirina,
Quinino.
Consumir grandes quantidades de álcool
Fadiga
História de alergias
Fumante
Estresse
Fezes escuras
Sinônimos de labirintite
São sinônimos de labirintite as seguintes palavras: revelação, intuição.
Antônimos de labirintite
São antônimos de labirintite as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
Ao passar pela avaliação medica pode se diagnosticar que os sintomas escritos pelo paciente estavam relacionados a crise de labirintite, pois neles incluíam muita tontura, vertigem, fezes escuras e muita irritabilidade.
O sintomas causados pela labirintite são: tontura, perda do equilíbrio, náuseas, vômitos e zumbido no ouvido. Além de que a pessoa fica muito irritada com qualquer tipo de conversa, barulho ou algo que simplesmente a irrite.
Torna se necessário o atendimento médico ao paciente que possui recorrentes crises de labirintite.