A palavra persuasão possui uma classificação gramatical como sendo substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 8 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, u, a, o. Já as consoantes são: p, r, s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oãsausrep. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se a ação de fazer com que alguém acredite em você.
Significado de persuasão
A palavra persuasão é um termo de origem latina que e usado na língua portuguesa juntamente com o termo persuasão, é o processo e o resultado da persuasão. Esta palavra latina, por sua vez, deriva da palavra cultismo, do verbo em latim “persuadere” que é composto por dois elementos: o prefixo “per-” o que significa “todos”, e o verbo “suadere” que é sinônimo aconselhar “.
Do mesmo modo, esta ação (persuadir) é convencer alguém de algo, citando várias razões ou apelando para diferentes técnicas. Por exemplo: “Primeiro vamos ir de modo persuasivo: se não formos bem sucedidos, vamos usar a força”, “não adianta impor coisas com violência, é essencial para conseguir ser persuasivo a boa conversa”, “horas e horas de conversa eram necessárias para persuadir meus pais, mas eu finalmente consegui permissão e eu posso viajar.“ No entanto, dita palavra também é conseguida pela influência. O ato intencional é de que um indivíduo mude seu pensamento ou comportamento para o qual é necessário através da influenciá-lo através de seus sentimentos ou que venha a fornecer alguma informação que, até então, era desconhecida.
Pode-se dizer que o ato persuasivo é o oposto da coerção ou imposição. Enquanto a persuasão é obtida sugerindo coisas, a coerção e a imposição são realizados pela força, significando dizer que uma pessoa pode ser persuadida a agir como os outros objetivos, mas pelos seus próprios meios, sem o medo de reação violenta ou repressiva. No mesmo sentido, vários fatores contribuem isso. Normalmente costuma-se apelar para o comprometimento das pessoas, convencendo-as de que o que se propõe é completamente certo. A maneira que de a pessoa fica em relação a posição da pessoa é aquela a qual se está tentando convencer o outro e que também se torna relevante: se o indivíduo em questão é uma autoridade ou tem popularidade, é muito provável que as suas opiniões tenham maior poder de persuasão que as opiniões dos demais. Assim, muitos partidos políticos estão comprometidos com a realização célebres como candidatos nos processos eleitorais.
Finalmente, para se convencer alguém, é necessário ter em mente que existem vários métodos, sendo os mais significativos os seguintes:
-Emocional. Dentro deste grupo, técnicas de sedução, vergonha, fé, tradição são muito usadas. -Racionais. Neste caso, o teste usado é a retórica, o estabelecimento de argumentos ou lógica, entre outros.
-Polêmicos: Como a tortura, o controle da mente e até mesmo lavagem cerebral. Não se pode ignorar nem a existência de um romance bem conhecido intitulado pelo termo em questão. Este se refere a “Persuasivo” (1816) por Jane Austen (1775-1817), conhecido por outras obras como “Pride and Prejudice” (1813) e “Razão e Sensibilidade” (1811).
Sinônimos de persuasão
São sinônimos de persuasão seguintes palavras: poder, lábia.
Antônimos de persuasão
São antônimos de persuasão seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
Os pacientes portadores de saúde mental tem um poder de persuasão muito forte segundo psiquiatras.
O poder de persuasão do funcionário convenceu o supervisor a mantê-lo no cargo por mais dois meses.
O poder de persuasão é uma estratégia utilizada pelas pessoas em que estas utilizam de recursos emocionais para convencer as outras.