A palavra cupido possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 6 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: u, i, o. Já as consoantes são: c, p, d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: odipuc. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se a figura mitológica do deus romano do amor.

Significado de cupido

A pedido da mitologia romana, como é chamado o conjunto de mitos e que corresponde à cultura da Roma antiga, o Cupido é o deus do amor, isto é, por si só, simboliza, representa o desejo de amor entre os amante. E não era de admirar, pois, segundo as crenças, Cupido, é o fruto da união de Vênus, a famosa deusa romana do amor e Marte, conhecida como o deusa da guerra. A imagem que historicamente tem representado Cupido é através de uma criança com asas, ou seja, tem asas nas costas, com os olhos vendados e está armado com um arco, uma flecha e uma aljava, que é uma espécie de dinheiro usado por arqueiros e serve para o transporte de suas flechas.

Enquanto há outra teoria que sugere que Cupido seria o filho de outros deuses romanos, a proposta do poeta grego Simonides segurando o Cupido resultando da união de Marte e Vênus seria o mais amplamente suportado, enquanto que, de acordo com o cupido, nascido em Chipre gostaria sua mãe Vênus. É digno de nota que em seus primeiros meses de vida e, como resultado da ameaça que estava sobre ele Júpiter, Vênus, se escondeu na mata e que era amamentado por animais selvagens. No entanto, o Cupido, cresceu belo e valente e seus pais estariam na floresta em que curvava os elementos característicos. Além disso, segundo a lenda, Vênus, teria dado seu filho e saiu pra dar dicas de ouro que seria encarregado de espalhar o amor e outros, onde iria abordar o oposto: de semear o esquecimento e da indiferença. Para aqueles que gostam de traçar paralelos e semelhanças com outra mitologia clássica da antiguidade, o equivalente ao grego Eros. Uma das curiosidades que cercam o mito de Cupido é que ele conseguiu transcender a própria mitologia e tornou-se parte integrante do imaginário coletivo de todos os tempos e, portanto, acaba por ser a imagem que foi usada ontem, hoje e provavelmente amanhã também, quando representar o amor.

Por outro lado, na terra dos mortais viveu uma princesa chamada psique (alma), que apesar de ser tão bonita não poderia encontrar maridos porque os homens que idolatravam não se sentir digno dela. Seu pai tentou encontrar através do oráculo de Delfos um bom marido para Psyche, mas ele previu que ela iria encontraria o amor em um precipício. O marido que seria destinado, uma serpente alada, terrível e poderosa, alcançá-la e fazê-la sua esposa. A inveja da beleza de Psique fez com que Vênus se apaixonasse loucamente Notando que estava à beira da morte, ela enviou seu filho para atirar suas flechas, mas isso com ela, caindo profundamente no amor com ela e se transformando em um homem jovem e bonito.

Sinônimos de cupido

São sinônimos de cupido seguintes palavras: deus, amor.

Antônimos de cupido

São antônimos de cupido seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

O cupido é um símbolo romano representado por um menino cujo o qual traz consigo o arco e a flecha do amor.

O cupido representa o amor e a paixão entre duas pessoas, diz-se que a flecha do cupido atingiu os corações de pessoas apaixonados.

Reza a lenda que o cupido une com sua flecha o coração das pessoas para que estas se apaixonem e vivam um grande romance.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *