A palavra legado possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 6 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, a, o. Já as consoantes são: l, g, d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: odagel. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se aos bens materiais herdados em testamento.
Significado de legado
Ele é chamado de herança ou enviar o ato pelo qual uma pessoa, em seu testamento, decide entregar uma parte muito específica dos seus activos para outra pessoa específica. Falamos em qualquer caso de bens individuais, e não parcelas do patrimônio líquido. Por extensão, também recebe o nome do conjunto de bens que são objeto do legado. A pessoa que recebe uma herança é chamado de legatário e geralmente têm menos direitos do que um herdeiro quando a administração e da proteção da propriedade. Em caso de litígio, por exemplo, os herdeiros podem representar o patrimônio genético em juízo, mas não os legatários. Outra limitação é que o legatário não tem direito a acreção.
A utilização dos legados é antiga. Genesis menciona legados específicos que fez a Abraão que seus filhos naturais: quae dedit Abraham quae cuncta possideraz Isaac, filiis autem est munera concubinarum largitus. Ezequiel falando sobre o poder que o príncipe tinha de dispor de sua propriedade previu o caso que teria feito um legado para um dos seus servos: Se autem dederit Legatum SUA hæreditate uni pedorrum suorum, ERIT illius usque ad ano remissionis, et revertetur ad principem ; hæreditas autem filius ejus ejus ERIT.
O mesmo profeta que entre os hebreus autorizou a delegar as mercadorias estrangeiras, os legados não poderia ser detida por estrangeiros ou por seus herdeiros até o ano jubilar em que as crianças tiveram que voltar para os legatários testadores. Liberdade para dispor de sua propriedade por vontade não era absoluta. Aqueles com as crianças não poderiam dispor de sua propriedade para sempre, mas para eles. Os hebreus transmitiam aos egípcios que relatavam aos gregos que tomaram muitas leis dos romanos.
Legislação: México – Artigo 1285 do Código Civil Federal do México, diz: “O legatário adquire particular e não há mais encargos do que aqueles expressamente imposto ao testador, sem prejuízo da sua subsidiária com a responsabilidade herdeiros.”
Distrito Federal: Artigo 1285 do Código Civil para o Distrito Federal, tem uma apreciação igual ao Código Civil Federal.
Nayarit: Artigo 2420 do Código Civil do Estado de Nayarit, tem uma apreciação igual ao Código Civil Federal.4
Zacatecas: O artigo 490 do Código Civil do Estado de Zacatecas, diz: “O legatário adquire particular e não há relatórios mais obrigação do que aqueles expressamente imposta sobre o testador sem prejuízo da sua responsabilidade subsidiária com os herdeiros. Dirigindo uma mudança conceitual, expressando o termo “obrigação” é muito mais específico do que “encargos”.
Já a disposição testamentária pela qual o testador ordena a entrega de um ou mais específicos certas coisas e certas pessoas para depois de sua morte, o testador, o legatário e a pessoa sobrecarregada com o legado, pode ser ele próprio um herdeiro ou legatário: a concordância de três pessoas, conforme necessário. O legado é classificado por sua origem ou voluntários legais, e seu objeto, pode ser das coisas e dos direitos. Os legados de coisa pode ser coisa específica genérica ou de pensões, bem como os direitos, direitos de propriedade e de crédito.
CC, art. 858 ss.
Sinônimos de legado
São sinônimos de legado seguintes palavras: costume, cultura.
Antônimos de legado
São antônimos de legado seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
A multiplicação do que tenho é legado do meu pai que trabalhou a vida inteira pra deixar seus filhos bem acolhidos.
O legado foi deixado ao neto como forma de reconhecimento pelas grandes realizações.
Recebe o nome de legatário quem recebe o legado, quando este cabe a vários beneficiados recebe o nome de colegatários.