A palavra poema possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 5 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o, e, a. Já as consoantes são: p, m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ameop. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se a produção de um texto em versos.
Significado de poema
Um poema é uma composição literária que está enquadrada no campo da poesia. O texto pode ser desenvolvido em verso ou prosa; neste último caso, falamos de prosa poética. Nos tempos antigos, todas as composições literárias eram conhecidos como poema, porque a palavra deriva do verbo grego poesin ( “não”). Portanto, o poema era qualquer tipo de produto nascido da literatura. Entre os poemas, ele é considerado o gênero mais subjetivo é lírico, como o autor geralmente aparece dentro do texto. O poeta quase sempre está em rota de presente e mais comum de expressão é o verso curto, onde você pode ver repetições de tipo específico fonética, semântica e estruturas sintáticas. A letra tem vários subgêneros entre os quais destacam-se o hino, a ode, elegia e sátira. Detalhe alguns deles: É a poesia que se refere à atividade dos pastores. Caracteriza-se pela nomeação de uma natureza idealizada, as paisagens bucólicas, e as espécies que vivem na terra em comparação com sentimentos colocando despertou o amor de dois amantes. Ele também pode conter elementos de drama e narrativa em forma de poemas. Garcilaso de la Vega foi um mestre esse tipo do poema.
O épico foi uma das formas populares em que as andanças e aventuras de heróis sobre-humanos que tinham conhecido como ajudar as pessoas a superar certas tragédias foram contados. Eram histórias escritas no verso, mas tinha a característica de ser narrativas. Estas histórias giravam em torno de certos elementos da tradição oral (mitos, contos populares, lendas) e foram geralmente acompanhados de peças musicais. Neste tipo de poemas, geralmente contaram viagens difíceis, batalhas e parcelas onde a magia e o sobrenatural eram protagonistas essenciais e ajudaram a destacar o heroísmo do homem que nele participam.
Duas das mais famosas obras pertencentes à poesia épica são “A Odisséia”, de Homero e “A Eneida” de Virgílio, muito similar em muitos aspectos, mas diferem na maneira de tratar o herói, no caso de Virgil não é um guerreiro que luta incansavelmente mas um homem obediente aos deuses que suporta tudo o que aparece como se fosse um destino que não pode mudar, no entanto, para o herói de Homero é intocável e imutável. Além disso, Virgilio introduz pela primeira vez em um elementos épicos da dramática e lírica para a linguagem e expressividade beirando obras realismo. A ode lírica era expressão por excelência nos tempos antigos e foi uma maneira de louvar a alguma divindade ou musa. Uma canção que foi impulsionado por uma forte paixão e que levaram o poeta a se expressar por meio de palavras e elogios exclamatórios de cabeça um ente querido, objetos, paisagem ou divindade. Pablo Neruda deu-lhes uma parte da modernidade sem esquecer a essência fundamental dessas canções poéticas, a sua “Ode à Cebola” foi extremamente aclamado.
Sinônimos de poema
São sinônimos de poema seguintes palavras: versos, poesia.
Antônimos de poema
São antônimos de poema seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
A professora de português trabalhou vários gêneros textuais em sua aula, dentre eles o poema e a leitura em cordel.
Alguns escritores tornaram se reconhecidos por seus poemas, dentre eles Fernando Pessoa e Vinícius de Moraes.
O poema foi recitado pelo aluno em alto e bom som, dando boas-vindas aos alunos após as férias.