A palavra hipérbole possui classificação gramatical como um substantivo feminino. Além disso, sua separação silábica se dá da seguinte maneira: hi-pér-bo-le. Ademais, referida palavra possui 9 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i e o, já as consoantes são: h p r b l. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: elobrépih.

Significado de hipérbole 

A palavra hipérbole denonima um artifício literário para aumentar ou diminuir as qualidades ou ações, de modo que você receba a mensagem de que você dá mais importância para a qualidade de tal ação. Por outro lado, a hipérbole é uma figura literária que consiste em um exagero intencional, a fim de capturar o interlocutor ou uma ideia de uma imagem difícil de esquecer. Os ilustres mestres literários da história têm recorrido a esta figura literária. Exemplo disso é: Gracian, quando ele se refere a seguinte frase: Ele devorou ​​livros, porque tinha uma prova de educação médica na segunda-feira. Ademais, outros exemplos podem ser citados, como: Era uma vez um homem preso ao seu nariz, frase dita por Quevedo. Não há maior medida do que a minha ferida, frase dita por Miguel Hernández. Tanta dor no meu lado é agrupado e dói para respirar, também dita por Miguel Hernández. Porque eu olho e eu morro, frase dita pelo ilustre Mario Benedetti. Eu liguei para você um milhão de vezes e nada de você me atender, frase esta de autoria de Daniel Robles. As bancas o aplaudiram loucamente, Alejandro Duarte foi o precursor desta frase. Entretanto, hipérbole pode ser considerada como a campanha publicitária de um produto que vai para a mídia, como uma banda, um filme ou um artista que tem tido sido mais reconhecido pela imprensa ou publicidade excessiva, obtendo assim uma alta popularidade independente da qualidade do produto. Em se tratando do mundo da moda, um hype é o produto que aspira a qualquer empresa, o fato de criar tendências de condução face às necessidade dos clientes. Outros termos como hyperbole podem também referir-se ao exagero que envolve o aumentativo ou o diminutivo da verdade que foi dita, de modo que tudo se torna um exagero, e cuja finalidade muitas das vezes é criar um âmbito descontraído.

Sinônimos de hipérbole

São sinônimos de hipérbole as seguintes palavras: aumentar, demasiado.

Exemplos de usos e frases

Depois de exagerar em poesia, o poeta aparece em uma escola para falar que se tratava de uma hipérbole e que os alunos teriam ao decorrer do livro uma grande gama de figuras de linguagens.

Venha conhecer o fantástico mundo da língua portuguesa e se encantar com tantas figuras de linguagem que faz a cada dia o aluno ter mais conhecimento. Podemos citar a hipérbole que denota um exagero ao mencionar qualquer coisa.

Depois de chorar um rio de lágrimas meu amor voltou para mim e me disse que tudo não passava de mentiras. Este é um exemplo de hipérbole que chamamos de figuras de linguagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *