A palavra Metonímia é uma palavra que possui sua classificação gramatical como sendo um substantivo feminino. Além disso, pode se usar caracterizar como uma figura de linguagem que atribui a uma coisa o nome de outra, estabelecendo assim uma relação de contiguidade. Sua separação silábica se dá da seguinte maneira: me-to-ní-mia. Possuindo 9 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o,e, i,a as consoantes são: m,t,n,m. A referida palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, e fica da seguinte forma: aiminotem.
Significado de Metonímia
A palavra metonímia é proveniente do grego μετ-ονομαζειν, que significa ir para além, ou seja, dar ou renomear alguma coisa, uma transnominação. Além disso, metonímia é um fato que leva em consideração a mudança semântica pela qual uma coisa ou uma ideia com o nome de outro que é designado, utiliza-se de alguma relação semântica existente entre eles. São casos frequentes de relações semânticas, como causa e efeito, a sucessão ou tempo ou parte-todo. Voltando à natureza semiótica da metonímia pode dizer que os principais tipos de metonímia são dadas pela razão entre os termos em jogo; por exemplo, do continente para o conteúdo, como por exemplo: a pessoa que bebe um copo de água em vez de dizer: bebeu a água que estava em um copo de vidro; da matéria de oposição: a carne -ou metonímico- figurativamente para se referir ao corpo, local de origem: a Rioja em vez de um vinho da Rioja; do abstrato para o caso concreto e o sinal para a coisa significada, ou vice-versa. Metalepse é um conjunto de metonímias em que é chamado de tomar o antecedente ou consequente, ou vice-versa. Usando uma terminologia dentro do âmbito da semiótica, podemos dizer que a metonímia é o deslocamento de alguma importância, a partir de algo que chamamos de significante para também um outro significante, que é algo que você procura como seguinte. Jakobson também sugere o modo em que os processos de inconsciência, chamado por Freud de deslocamento e condensação, poderiam ser equiparado a metonímia e metáfora respectivamente. Além disso, a metonímia na literatura refere a prática de não utilizar uma palavra formal fazendo referência a um objeto, a um sujeito principal, ao em vez de se referir a a ele utilizando uma outra palavra que está muito ligada ao nome seu nome formal ou a palavra. É também considerada como a prática de substituir uma palavra principal por uma palavra que está intimamente ligada a esta.
Sinônimos de Metonímia
São sinônimos de Metonímia o as seguintes palavras: Linguagem, substituição.
Exemplos de usos e frases
Muitas vezes tenho a impressão que troco o sentido de minhas frases e minha professora em dos exemplos que observou que eu tinha usado uma figura de linguagem que é muito conhecida e se chama metonímia.
A metonímia é uma figura de linguagem que em muitas das vezes é utilizada em concursos públicos. Sendo assim, muitos dos candidatos ficam temendo que caia em concurso a famosa e temível metonímia, e que maioria das vezes acabam errando de bobeira, por apenas não prestarem atenção.
Depois de longos dias de aulas de português, uma menina moradora da Argentina veio fazer um mestrado no Brasil e com isto muitas das suas dificuldades estavam nas figuras de linguagem, tal como metonímia e hipérbole e nas conjugações.