O absenteísmo consiste no ato de se abster de alguma atividade ou função.A palavra absenteísmo é classificada morfologicamente como um substantivo  masculino no gênero singular. Sua separação silábica se dá da seguinte maneira: a-bsen-te-ís-mo, também pode ser feita a sua forma no plural, ficando da seguinte maneira: absenteísmo. Referida palavra também possui 11 letras, e dentre elas estão as seguintes vogais: a e i o, além de possuir as seguintes consoantes: b m n s t. Por outro lado, referida palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando da seguinte maneira: omsíetnesba. Etimologicamente proveniente do francês, seu nome é: absentisme, que é o ato de se abster de algo ou de alguma função.

Significado de absenteísmo

Além disso, referida palavra dá lugar a outro significado, como por exemplo, dentro da área agrícola que se diz quando um proprietário ou pessoa encarregada de cuidar de suas terras. Alguns países adotaram essa técnica, tais como: a Itália, a Rússia, a França e outros países.

Além disso, é utilizado quando não há a participação de tomadas de decisões através do voto ou do sufrágio.

Já no âmbito escolar, o absenteísmo é a ausência prolongada e repetida das atividades escolares. A taxa de absenteísmo diz respeito à percentagem obtida a partir da relação entre o número de ausências e o número de presenças, em um determinado tempo.

Ele é chamado de evasão escolar à ausência repetida de escolas para crianças e adolescentes no ensino obrigatório.

O absentismo é estudado como um problema educacional e social na Europa a partir do final da Segunda Guerra Mundial, quando as regras de diversos países estabeleceram ensino obrigatório a uma certa idade, complementar ao direito à educação.

 Assim, muitas das disposições constitucionais em seus artigos pegaram o direito e o dever de educar as crianças, como exemplo na Constituição da Espanha, no artigo 27, que diz que: as consequências jurídicas do não cumprimento por parte dos pais foram regulamentadas, as crianças e as autoridades públicas desse dever e Proteção do Direito devem ser resguardadas.

Depois de um tempo, as regras enraizadas na Europa mudou-se para outros países, singularmente para a América, alguns países do Norte de África e os mais desenvolvidos na Ásia e na Oceania.

O absenteísmo pode ter consequências dependendo de quem faz. Assim, a negligência dos pais do dever de se inscrever e educar seus filhos no ensino obrigatório pode envolver a perda de direitos dos pais; desatenção por parte do governo à obrigação de prestação de serviços educacionais para tudo ser exigido perante os tribunais, e dar origem a responsabilidade das autoridades e funcionários; crianças que, apesar dos esforços dos pais se recusam a ir para as escolas em muitos países podem ser obrigado a assistência obrigatória pelas autoridades.

Sinônimos de absenteísmo

São sinônimos de absenteísmo as seguintes palavras: abstenção, abster-se, deixar de.

Exemplos de usos e frases

 O absenteísmo escolar tem aumentado muito nos últimos 3 anos.

 O absenteísmo à drogas é algo relevante para a população jovem se conscientizar de não utilizar.

 Para muitos o absenteísmo é conhecido como abstencionismo, ou seja, abster-se de algo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *