A palavra acepção possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a e o já as consoantes são: c p . Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oãçpeca. Além disso, dita palavra pode ser algo que refere-se a cada um dos muitos sentidos encontrados em palavras e/ou frases; cuja significação pode variar de acordo com o contexto em que palavras e/ou frases estão representadas. Sentido em que uma palavra é empregada, por exemplo, acepção própria ou acepção figurada ou calor do fogo.
Significado de acepção
A palavra acepção possui inúmeros significados. À medida que cada sentido é chamado aos significados de uma palavra ou expressão baseia-se no contexto em que aparece. A própria palavra vem do latim acceptio, acceptiōnis, que significa “ação e efeito de aprovar ou aceitar”. Assim, muito anteriormente, referido termo também significava aceitação.
O significado, no entanto, nem sempre é estritamente o mesmo que o sentido. Assim, por exemplo, uma palavra com mais de um significado (polissemia) pode ter um significado mais amplo, abrangendo vários campos, definições ou registros, e cujo significado pleno é composto com cada um dos significados que compõem a palavra. Por outro lado, quando a palavra tem apenas um sentido (monossemia), pode-se dizer que o significado é de fato o significado da palavra.
Por exemplo, a palavra “ir” tem quinze significados que constituem todo o sentido da palavra, e pode ser usado em várias situações: a divisão em partes, divisão ou corte, entrega ou distribuição, partir ou rir com veemência algo entre outros significados. Um significado também pode ser literal ou figurado. Em um sentido literal, a palavra sempre expressa o sentido da própria palavra: “O menino quebrou a perna da cadeira.” Considerando que, no sentido figurado a palavra é usada como uma imagem para ilustrar uma situação específica: “A criança começou a rir quando viu seu companheiro cair da cadeira.”
Logo, a forma de usar o termo acepção, indica a parcialidade que se refere à ação de graça, devido a um motivo ou afeição em particular a algumas pessoas em detrimento de outras, sem critérios racionais, tais como o mérito ou competição, mas subjetiva, como a amizade ou interesse. Por outro lado, a palavra acepção é sinônimo da palavra aceitar que também é um termo que se usa com muita frequência na língua portuguesa. Um dos usos mais comuns nos permite expressar a palavra como forma de recepção voluntária onde torna-se uma coisa, um objeto, uma informação, entre outras questões, por exemplo: Juan aceitou o meu pedido de desculpas e realmente me acalmou por isso.
Além disso, a palavra aceitar como sinônimo de acepção é usada para aplicar em situações quando expressamos aprovação ou a não aprovação que é atribuída a uma questão específica, coisa ou até mesmo a uma pessoa. Maria finalmente decidiu não fazer mais acepção em relação a sua filha e aceitá-la de vez como filha, mesmo que não professem a mesma religião que a família impõe. Além de outros exemplos: O presidente fez acepção quanto à renúncia do ministro da educação.
Sinônimos de acepção
São sinônimos de acepção as seguintes palavras: interpretação, sentido e significação.
Antônimos de acepção
São antônimos de acepção as seguintes palavras: Juntar, indiscriminação.
Exemplos de usos e frases
Depois de muitas acepções na hora de procurar trabalho, hoje pode se dizer que a mulher está ganhando seu espaço como trabalhadora e direitos iguais.
Hoje pode-se dizer que não tem mais acepção dos negros em lugares públicos. Até na década de 70 muitos negros passavam por humilhações por conta da sua cor de pele.
A acepção no mundo do futebol é algo muito evidente, haja vista que na maioria das vezes pode-se observar garotos que saem do Brasil para se decepcionarem na Europa com propostas enganosas.