A palavra amor próprio possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 11 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a o i já as consoantes são: m r p  .Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oirpórp roma. Além disso, dita palavra refere-se  a uma afeição viva por si próprio.

Significado de amor próprio

A palavra amor próprio significa tomar satisfação num comportamento apropriado e em realizações duramente conquistadas. As pessoas com esse dito sentimento possuem uma conduta saudável e também respeita os outros, ou seja, não precisam fazer nada de menos para os outros ou se gabar ou exagerar em suas habilidades e talentos para se mostrar, nem tampouco precisam de muito dinheiro ou poder para se sentir bem sobre si mesmo.

As pessoas que respeitam e amam-se não visualizam o egoísmo, a falta de autodisciplina, a imprudência, a covardia e a desonestidade, nem tampouco o errado e o indigno. Possuem uma força interior e não permite que os outros usem a eles ou os manipule. Pelo contrário, sabem que mostrar paciência ou tolerância não significa permitir que outros os maltratem e sim que amam ao próximo a partir de um amor próprio que proferem.

Além disso, as pessoas com amor próprio não desmoronam quando falham. Eles aceitam os erros como parte da vida. Para ajudar os filhos a definir metas elevadas para si mesmos, é necessário também fazê-los entender que o fracasso não é nenhum embaraço quando se fez o seu melhor, sem humilhar ninguém. No entanto, ensinar as crianças a terem amor próprio não significa estar elogiando tudo. Eles também precisam de uma crítica construtiva ao longo do tempo. Quando se faz a crítica, deve-se concentrar em coisas que eles fizeram, e não sobre eles pessoalmente, tais como:

 – Incentivar o filho a desenvolver uma identidade positiva que se concentra em sua integridade e talentos.

 – Enfatizar que o caráter é construído sobre as decisões e ações que uma pessoa toma a cada dia.

 – Trabalhar com o filho para ajudá-lo a alcançar o seu pleno potencial, incentivando-o a desenvolver seus talentos, estabelecer metas alcançáveis ​​e honrar a si mesmo como uma pessoa única.

 – Ensinar ao filho como escolher bons valores. Ajudá-la na razão sobre o que são objetivos dignos e quais são os meios adequados para alcançar.

Por outro lado, há vários fatores que prejudicam sua capacidade de apreciar o que se faz e apreciar o que realmente se é. A mais importante delas é a de ter crescer num ambiente familiar onde o amor próprio dos membros familiares era escasso. Pais com um pobre senso de si, geralmente transmite-o aos seus filhos.

A falta de amor-próprio na criação aparece como abuso, distância emocional e / ou física, crítica excessiva, desqualificação ou indiferença. Sem o reconhecimento do valor pessoal do filho, inconscientemente, a criança aprende que seus sentimentos não precisa ser de maior importância para os seres em si, entretanto, que primeiro tem que ser importante para ele.

Logo, esta situação faz com que uma série de eventos associados sejam acionadas. Quem tem baixo nível de amor próprio, estão mais expostos ao abuso fora de casa: não sabe como se defender e não tem certeza que se tem esse direito. Além disso, tende a ter um nível de desempenho menos conveniente em seu trabalho. É mais facilmente distraído e teme a vitória.

Sinônimos de amor próprio

São sinônimos de amor próprio seguintes palavras: Amor recíproco. Amor, afeto em si.

Antônimos de amor próprio

São antônimos de amor próprio as seguintes palavras: ódio

Exemplos de usos e frases

Ele é uma pessoa que não tem amor próprio e tentou tirar a vida por mais de duas vezes.

O amor próprio é um mandamento bíblico e devemos sempre nos amar para depois amar outra pessoa.

A palestra foi sobre amor próprio e tudo o que eles falaram foi de encontro com a platéia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *