A palavra amor platônico é proveniente etimologicamente do grego: platonikos, que é considerado como algo que puro, um ideal puro. Classificado gramaticalmente como um adjetivo, também pode ser classificado como um substantivo masculino. Além disso, sua separação silábica pode se dar do seguinte modo: a-mor pla-tô-ni-co, ademais, é permitida sua forma no plutal, ficando da seguinte maneira: amores platônicos. Dita palavra possui 9 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são as seguintes: a i o, já as consoantes são estas: c l n p t. Referida palavra pode ser escrita de uma outra maneira, ou seja, pode ser escrita ao contrário, ficando assim: cinôtalp.
Significado de amor platônico
Amor platônico é um sentimento de amor idealizado, em que o elemento é caracterizado por resumos como impossíveis ou sem contrapartida. Amor platônico é entendido como um amor à distância, baseado em fantasia e idealização, onde o objeto do amor é o ser perfeito, possuidor de grandes qualidades e sem defeitos.
A palavra amor platônico foi usada pela primeira vez pelo filósofo florentino neoplatônico Marsilio Ficino, no século XV, como um sinônimo de amor socrático. Ambos os termos refere-se a um amor centrado na beleza da natureza e na inteligência de uma pessoa, e não em sua aparência física, como nos dias de hoje, porque a maioria dos amores é assim nos dias atuais.
O conceito de amor platônico refere-se ao conceito de amor para o filósofo grego Platão, e essa é a ideia em seu livro O banquete. Para ele, o amor era essencialmente puro e desprovido de paixões, porque estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O amor platônico, portanto, não com base em interesses, mas é baseado em virtudes.
Já na psicologia, o amor platônico localiza a origem deste tipo de sentimento em possíveis causas, como introversão, insegurança e inibição emocional. Aparece principalmente durante a adolescência e juventude, porque sente ou tem um esmagamento em algum momento da vida, porém isso é comum. Quando se torna uma obsessão que gera frustrações deve-se lembrar que esse tipo de amor é baseado em uma idealização que não corresponde com a realidade e que é impossível ou difícil de estabelecer relações.
A expressão amor platônico mudou graças ao trabalho de um homem chamdo William Davenant, em 1636, ele escrevia em seu trabalho Os amantes platônicos que amar como a raiz de toda a virtude e da verdade é a essência. Um poeta considerado sábio por muitos.
Sinônimos de amor platônico
São sinônimos de amor platônico as seguintes palavras: idealista, ingênuo, romântico.
Exemplos de usos e frases
O amor platônico é o amor inatingível, que por vários motivos não pode se materializar; pode ser um elemento sexual, imaginativo e idealista e não físico.
É um amor que a ilusão é o alimento que mantém sempre no desejo e esperança. Filho ama que não são impulsivos, é assim considerado o amor platônico.
Para muitos o amor platônico é grátis de detalhes, é atemporal, porque não a idade.