A palavra anáfora possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a o já as consoantes são: n f r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: arofána. Além disso, dita palavra refere-se a uma retórica uma repetição da mesma palavra no começo de várias frases.
Significado de anáfora
O termo anáfora está estudado desde o ponto de vista da gramática e da retórica. A palavra é de origem latina e também grega, é formada pelo prefixo “ana” significado como “sobre ou contra” e “fora” do verbo “pherein” expressando a forma”carregar”. No sentido de discurso, é uma figura que representa a repetição de uma palavra ou grupo de palavras, no início de um verso ou frase. O poema “Havia uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho havia uma pedra”, é o exemplo típico da relação anafórica”.
Na gramática, o contexto linguístico permite deduzir que a anáfora, ou seja, as preocupações com a presença de um conjunto de elementos que delineiam um problema mencionado é no sentido de que há usos dos advérbios, pronomes e verbos que podem ser denominados como anáfora e também evita a repetição de palavras, por exemplo: “Hector apresentará o seu trabalho e sua família o aplaudirá”.
Por outro lado, o termo anáfora, também conhecida como oração eucaristia identifica a oração de ação de graças e de consagração que se realiza durante o prefácio e comunhão.
Exemplos de anáfora:
“Corre, corre, que eles podem pegar você”
“Come, come, que ainda falta muito”
“Ana e Carlos estão namorando há cinco anos e este ano eles ficaram noivos”
“Meu cachorro morreu, esse amigo que me acompanhou por muitos anos”
Anáfora e catáfora
O oposto da anáfora é catáfora. A catáfora é a antecipação de uma ideia a ser expressa mais tarde. Ela serve para fazer avançar uma parte do discurso que não foi indicado, por exemplo: “As plantas consistem em: raiz, caule, folhas”. E através de pronomes demonstrativos a anáfora manifesta um texto que menciona recorrer ao tipo implícito. Por exemplo. Marina e Laura foram para a festa. Marina conheceu um primo que não tinha visto durante anos e um outro que estava com sua irmã. Ela está intimamente ligada com a pragmática, que é um campo da linguística que aborda a maneira pela qual o contexto em questão afeta a compreensão do significado.
Enquanto isso, na gramática, uma anáfora é a presença na oração desses elementos que se relacionam a uma questão. Por exemplo, quer que o seu filho Juan Pedro vence a partida. O termo anáfora detém duas referências, uma das instâncias de Retórica e outro no domínio da gramática. Já a retórica para uma anáfora é a repetição de uma palavra ou palavras que ocorre no início da frase ou verso, ou vários destes. Atenciosa, carinhosa, Maria é tudo isso como o virar de uma esquina que não tem fim, é um exemplo de anáfora neste sentido que nós mencionamos.
Sinônimos de anáfora
São sinônimos de anáfora ás seguintes palavras: inquietação, agitada
Antônimos de anáfora
São antônimos de anáfora ás seguintes palavras: calma, tranquila
Exemplos de usos e frases
Após analise do discurso da presidenta foi observado muitas anáforas que fizeram muitas diferenças.
Ele é autor de vários livros e sempre que possível se comunica em anáfora para que muitos leitores não se dêem contas.
Depois de um discurso com muitas anáforas, ele se despediu e se foi embora para não voltar mais.