A palavra artrose possui uma classificação gramatical como sendo verbo conjugado no presente do indicativo. Ademais, referida palavra possui 7 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, o, e. Já as consoantes são: r, t, s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: esortra. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se a doença degenerativa que atinge as articulações.
Significado de artrose
A artrose é uma doença crônica que afeta as articulações. Normalmente, ele está localizada nas mãos, joelhos, quadris ou coluna vertebral. A osteoartrite provoca dor, inchaço e impede que ele possa realizar normalmente alguns movimentos, como todos os dias mais próximas, subir escadas ou caminhar com poucos movimentos. As articulações são componentes do esqueleto que permitem a conexão entre dois ossos (tais como o cotovelo, joelho, anca, etc.) e, portanto, o movimento. A cartilagem é o tecido responsável nas extremidades dos ossos e é essencial para o bom funcionamento da junta, uma vez que atua como um tampão. A osteoartrite provoca a deterioração da cartilagem articular, causando os ossos ao desgaste gradual quando a dor aparece. Como a cartilagem desaparece, o osso cresce reage e nos lados (osteófitos) produzem a deformação da articulação.
Além disso, a artrose é a doença articular mais comum na Espanha, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, que estima que mais de 7 milhões de pessoas espanhóis mais de 20 anos de idade têm osteoartrite do joelho, mão ou coluna vertebral. Além disso, esta doença é mais comum nas mulheres, 52 por cento, comparado com 29 por cento em homens.
Já do ponto de vista radiológico, o segmento da população entre 50 e 64 anos tem um 70 por cento sofrem de osteoartrite nas mãos, 40 por cento nos pés, 10 por cento nos joelhos e 3 por cento quadris “diz. Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 28 por cento da população do mundo tem osteoartrite com 60 anos e 80 por cento que é limitado em seus movimentos. O aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população fará com essa doença se torne a quarta principal causa de incapacidade em 2020.
Hoje não se sabe exatamente as causas da osteoartrite, mas existem alguns fatores de risco associados com a sua aparência:
Idade: aumenta exponencialmente após 50 anos.
Sexo afeta principalmente mulheres com idade entre 50-55 anos.
Genética: também pode ser uma doença hereditária. Especificamente, herança genética no desenvolvimento da osteoartrite pode ser até 65 por cento.
Tarefa: Repita dos movimentos articulares que pode levar, a longo prazo, sobrecarga articular. Portanto, certas atividades de trabalho (cabeleireiros, pedreiros, etc.), pode causar o aparecimento de osteoartrite.
Alta atividade física: os atletas de elite estão em maior risco de desenvolver a doença.
A menopausa: o declínio dos níveis de estrogênio que ocorre com a chegada da menopausa é um dos fatores de risco para o seu desenvolvimento.
A obesidade não parece participar no desenvolvimento da osteoartrite, mas pode agravá-lo em certas articulações, tais como os joelhos.
Lesões: fraturas e lesões podem ser um gatilho.
Sintomas: As manifestações da artrose são variadas, progressiva e aparece dilatada no tempo. Os sintomas mais comuns são dores articulares, limitação de movimento, flexões e, às vezes, derrame articular. Além disso, algumas pessoas podem ter rigidez e deformidade articular.
O sintoma que mais preocupa as pessoas é a dor. Numa primeira fase, ela é acionada quando em movimento ou com o esforço conjunto. Esta dor geralmente cessa com o repouso. Subsequentemente, o agravamento da dor dessa doença aparece tanto com movimento, tal como com o resto.
Sinônimos de artrose
São sinônimos de artrose seguintes palavras: doença.
Antônimos de artrose
São antônimos de artrose seguintes palavras: saúde
Exemplos de usos e frases
A artrose é uma doença degenerativa que atinge de modo geral as mulheres tendo como fator agravante a obesidade, idade, sedentarismo e predisposição genética.
A atividade física previne diversas doenças, incluindo a artrose, doença degenerativa que atinge de modo geral as mulheres.
As articulações afetadas pela artrose são as das mãos, joelhos, quadril e coluna, sendo o principal sintoma a dor ao realizar esforço físico.