A palavra bem aventurado possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e a u o já as consoantes são: b m v t r d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: odarutneva meb. Além disso, dita palavra refere-se a aquele que tem bem aventuranças.
Significado de bem aventurado
A palavra bem aventurado (também chamado macarismo) está na Bíblia num gênero literário com mais de cem exemplos, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Ele tem antecedentes nos escritos de outros povos, especialmente no Egito. Além disso, se usa o gênero para expressar uma “saudação” ao povo, para ter uma determinada qualidade ou manter uma forma agradável de comportamento ao se relacionar com Deus, que é biblicamente identificado como o doador da vida e felicidade. Quando uma “felicidade” ou seu oposto é proclamado na Bíblia, ela não procura uma absoluta “bênção” para proporcionar felicidade, nem uma “maldição” que produz infelicidade, mas uma forma de exortação, com base na experiência da felicidade a seguir os caminhos que levam a esse sentimento. No entanto, este gênero literário experimentado é uma evolução lenta através do Antigo e do Novo Testamento, que era puramente composto de bens mundanos para os chamados “bens eternos”.
Dentro do elevado número de declarações que constituem este gênero, talvez os mais famosos são as oito que Jesus de Nazaré começa com o chamado Sermão da Montanha, descrito no livro de Mateus 5: 3-11. Na literatura grega, o termo bem aventurado tem seu significado pautado em “abençoado” em uma primeira etapa para expressar seu estado como sendo localizado acima das dores e dificuldades desta terra. Assim, o termo “μάκαρ” (“Makar”), termo mais antigo, está ainda relacionado também com o termo ‘μακάριος “(“Makarios”). Por extensão, o termo “μακαρίτης” (que significa “abençoado”) é, desde a sua primeira aparição na peça “Os persas” (n.º 633), do dramaturgo grego Ésquilo, aplicada ao então circunscrito chamado de “Mortos”, porque os mortos são “abençoado” ou “bem-aventurados”, pois eles já estão isentos de dor.
Em geral, dito termo consiste naquele que é “feliz”, “abençoado” e qualifica o titular da qualidade como “digno de felicidade.” Em muitos casos, é adicionado um segundo membro da expressão que pode estar presente ou num futuro. Se a pessoa está no tempo presente, indicando a razão que daquilo qualidade o faz feliz. Por exemplo: “Bem-aventurado o homem que não segue o conselho dos ímpios, […] É como a árvore plantada junto a corrente de águas, que dá o seu fruto e as suas folhas não murcham […] “(Salmo 1: 1-3).
Se a pessoa está no tempo futuro, indicará quais as consequências que se seguirão ou qualidade. Entre elas estão aquelas que usam a palavra “porque” como o início do segundo momento, e são considerados de maior sucesso literário. Por exemplo: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mateus 5: 7). Muitos outros usam diferentes torções literárias (por exemplo, “verdadeiramente, eu digo”) ou as ligações causais. Finalmente, algumas bem-aventuranças deixou implícita seu prêmio, que é considerado como algo a ser compreendido; por exemplo: “Bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29). Enfim, tudo está ligado ao ser supremo e fiel, Jesus.
Sinônimos de bem aventurado
São sinônimos de bem aventurado seguintes palavras: carola, predestinado
Antônimos de bem aventurado
São antônimos de bem aventurado as seguintes palavras: infortunado e miserável
Exemplos de usos e frases
Podemos ler várias ordenanças de bem aventurança na Bíblia e sendo assim, podemos observar o quanto é bem aventurado os que temem a Deus.
Bem aventurado os puros de coração e aquele que recebe a palavra do senhor e ensina outras pessoas.
Uma das principais ordenanças que podemos encontrar nos dez mandamentos é amar o próximo como a ti mesmo. Fazendo assim, seremos bem aventurados em nossas vidas.