A palavra bigamia é classificada gramaticalmente como sendo um substantivo feminino. Ademais a palavra bigamia pode ter a separação silábica da seguinte maneira: bi-ga-mia. A palavra pode ser conceituada como um homem que tem mais de uma mulher. Possuindo 7 letras, contém vogais e consoantes. “As vogais são as seguintes: “ a, i ” já as consoantes são estas: “ b, g, m ”. Tal palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando deste modo: aimagib.
Significado de bigamia
A bigamia é o ato e estado de uma pessoa do sexo masculino que tem como esposa outras para seguir os costumes de seu povo. É uma palavra formada de origem grega, que significa duas vezes, valente, veados e casamento, por isso, no seu sentido etimológico é equivalente a duas vezes o casamento de um homem com duas mulheres. No âmbito do direito e mais especificamente em Direito Canônico, opõe-se a monogamia consideradas pelo cristianismo como a única forma verdadeira de casamento.
De acordo com a tradição de alguns países e até mesmo no Brasil a bigamia é algo que é ilegal mediante legislações cívicas, ademais pode ser crime na Europa e América e em outros países com heranças legais, culturais e religiosas diversas.
Em se tratando de história, podemos dizer que inicialmente na Roma antiga não havia nenhuma lei específica contra a bigamia, mas com o tempo foi considerado adúltero e era uma forma de aplicar a pena de morte correspondente ao crime de adultério, e o homem bígamo era acusado de estupro .
Uma das primeiras leis imposta foi sobre a bigamia, que era uma obra do imperador Valeriano, que declarou sujeito à nota de infâmia naquela época quem tivesse duas mulheres. A proibição foi reiterada por Diocleciano e Maximiano, que ordenou que os juízes não deixasse que este crime fosse impune. O Código Justiniano escolheu a proibição da bigamia, dando assim origem à controvérsia sobre se ela poderia ser punida com a mesma pena correspondente ao adultério, estupro ou igual a ambas.
Em todos os países europeus incluindo a Turquia, América e Oceania a única forma reconhecida pela lei do casamento é monogâmico. Como é algo muito discutido pela ONU ainda é possível observar alguns países que tem esta prática e podemos dar exemplo da África onde quase todos os países permitem o casamento com duas ou mais mulheres, exceto a Costa do Marfim e Tunísia. Uma situação semelhante está ocorrendo no Oriente Médio, onde apenas Iêmen, Síria e Israel reconheceu o casamento monogâmico.
Sinônimo de bigamia
São sinônimos de bigamia as seguintes palavras: Mulheres, infidelidade.
Antônimo de bigamia
São antônimos de bigamia as seguintes palavras: única mulher. Fidelidade.
Exemplos de usos e frases
Hoje conheci uma pessoa que pregava a favor da não bigamia, ou seja, era uma pessoa que era totalmente contra os atos de homens do oriente médio em ter duas ou até cinco mulheres.
Sei que você gosta da bigamia, mas devia pensar nas mulheres como um ser que tem o livre arbítrio e que na maioria das vezes faz de tudo para se tornar uma boa dona de casa e merece ser digna de somente um homem.
A bigamia é algo horrível e muito praticado por vários homens desta terra, haja vista que o direito de liberdade e felicidade são sentimentos inexplicável quando se trata da mulher mediante sua família.