A palavra boêmia possui uma classificação gramatical como sendo substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o e i, já as consoantes são: b m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aimêob. Além disso, dita palavra pode ser considerada como um modo de vida que cada indivíduo tem.

Significado de boêmia

A palavra boêmia é de origem etimológica no latim bohemius. O termo tem significados diferentes. A palavra está associada ao estilo de vida que se desvia das convenções sociais e que favorece a arte e a cultura sobre as coisas materiais. Por extensão, uma pessoa boêmia é aquela que leva este tipo de vida. Por exemplo: “John é um boêmio, vive em um vagão de trem e é dedicado à pintura”, “As noites eram uma clássica boêmia de Paris dos anos 60”.

Esses usos do termo referem-se também em permitir que a boêmia, em geral, seja a comunidade de pessoas que vivam dessa maneira: “Os boêmios de Buenos Aires se reuniam no Café Tortoni”, “Depois do encerramento do centro cultural, perdeu a sua boêmia como principal abrigo.”. Além disso, boêmia é uma região da República Checa, que faz fronteira com a Polônia, Áustria e Alemanha. É cercada por montanhas e tem indústria, agricultura e mineração como os principais setores de economia. Por outro lado, dito termo também tem seu nome numa fabrica automóveis, ferro, máquinas e outros produtos que são exportados para várias regiões do mundo, além das fronteiras da Europa.

A partir daqui deriva o nome que mais tarde foi dado ao movimento cultural homônima uma vez que esta região deixou numerosos grupos de ciganos na França e outros países europeus e se caracteriza por apresentar uma vida bem diferente do resto das pessoas e dos valores sociais. Assim, intelectuais surgiram a partir desses grupos que começaram a ser conhecidos como Bohemian e mais tarde o conceito foi alargado a todos aqueles que levavam a vida num estilo desalinhado e que era contra os valores considerados fundamentais.

Os boêmios, além de realizarem vidas desordenadas, dormindo em qualquer lugar e não ter tempo, ficar sem comer e não se preocupar com as necessidades do mundo, tinha uma mente livre, eles eram ateus ou agnósticos e criticavam o estilo de vida da aristocracia. Tudo isso tornou-os mais repudiados por aqueles que tinham o controle dessas situações e emoções.

Boêmia na literatura: Na história da literatura tem havido vários movimentos que foram liderados por pessoas com estilos de vida que diferem muito de como faz a maioria das pessoas e, embora não seja compartilhada com os outros as mesmas ideias poderiam estar em Bohemian a fim de cumprir os valores “normais” impostos pelas grandes potências sociais.

Em Paris durante o século XVIII era um grupo condensado de autores que viveram quase na miséria e absolutamente dedicados à literatura que deu origem ao escritor Henri Murger que escreveu sua famosa obra “Cenas da Vida em Boêmia”, que é tornou-se uma espécie de tratado para quem quis revelar os costumes e ideias dogmáticas.

Sinônimos de boêmia

São sinônimos de boêmia as seguintes palavras: estilo de vida

Antônimos de boêmia

São antônimos de boêmia as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Minha mãe pensa ainda que sou uma boêmia, porque não me preocupo com os problemas que o mundo possui.

Ser boêmia e um estilo de vida que poucas pessoas no mundo de hoje seguem.

Havia uma boêmia que morava no mesmo prédio que eu em Buenos Aires. A garota era tão zen que não se preocupava nem com quem tinha pintado o céu de azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *