A palavra carcaça possui classificação gramatical como um adjetivo em alguns casos ou como substantivo. Além disso, sua separação silábica se dá da seguinte maneira: car-ca-ça. Ademais, referida palavra possui 7 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, já as consoantes são: c ç. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: açacrac. Sua etimologia é proveniente de ossos, restos mortais e também esqueleto.
Significado de carcaça
Na biologia, carcaça é conhecida como o sistema biológico que presta apoio e assistência aos tecidos moles e músculos em organismos vivos. Este sistema, também conhecido como sistema esquelético tem funções de locomoção, apoio e proteção. Os animais vertebrados têm uma carcaça interna ou endosqueleto, composto por ossos, que estão unidas por juntas. A ciência que lida com o estudo dos ossos é chamada de osteologia. Os ossos são formados por células chamadas osteócitos, que são formados a partir da diferenciação de osteoblastos. Os sais minerais incluem ossos compreendendo sais de cálcio, carbonatos e fosfatos. Além disso, a deficiência destes minerais nos ossos pode resultar em menos resistente. Os sistemas externos apoiam proporcionalmente menos peso do que endoesqueletos do mesmo tamanho; animais, portanto, maiores, como os vertebrados, têm sistemas esquelético internos. Os principais exemplos de exoesqueleto estão entre os artrópodes, alguns invertebrados, onde o exoesqueleto forma um escudo ou a estrutura exterior que protege os órgãos internos. Tendo em conta que, obviamente, limitada exoesqueltos o crescimento dos animais, as espécies com esta soluções variam as suas características. É um esqueleto interno ou estruturas semi-rígidas dentro do corpo, graças a mover do sistema muscular. Se tais estruturas são mineralizada ou calcificada, como nos seres humanos e outros mamíferos, são chamados ossos, fazendo com que a carcaça fique mais resistente. Outro componente do sistema de carcaça são a cartilagem, que complementam a sua estrutura. Nos seres humanos, por exemplo, nariz e orelhas são suportados por cartilagem. Alguns organismos têm uma espinha dorsal composta inteiramente de cartilagem interna sem osso calcificado, como no caso dos tubarões. Ossos e outras estruturas rígidas são ligados entre si por ligamentos e tendões do músculo através do sistema. O esqueleto interno do homem é, por conseguinte, chamado de endoesqueleto, uma estrutura que é ligado por ossos, que formam uma estrutura robusta e apresenta simultaneamente articulações. Ademais, a palavra carcaça para alguns é conhecida como uma brincadeira, ou seja, quando briga com sua esposa, companheira ou namorada e atribui-lhe o nome de carcaça. Sendo assim, tal adjetivo designa mulher magra, feia, que não se arruma, etc.
Sinônimos de carcaça
São sinônimos de carcaça as seguintes palavras: esqueleto, ossos, feiura.
Exemplos de usos e frases
A carcaça do boi foi levada para longe do rancho onde se tirava o leite, porque mesmo ele estando com vida, já cheirava muito mal. Pobre do animal!
As pessoas acham que a carcaça não cansa! Já trabalhei duro o dia inteirinho e pela noite vem “neguim” me incomodar.
A carcaça de búfalo muitas vezes é utilizada para fazer colares femininos.