A palavra caso possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 04 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a o já as consoantes são: c s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: osac. Além disso, referida palavra faz designação de um estudo de caso.

Significado de caso

O estudo de caso é uma ferramenta de pesquisa ou método originário da investigação médica e psicológica e tem sido usado em sociologia por autores como Herbert Spencer, Max Weber, Robert Merton e Immanuel Wallerstein. Ainda se usa nas áreas da ciência social como método de avaliação qualitativa. O psicólogo educacional Robert E. Stake pioneiro na sua aplicação à avaliação educacional, fez estudos de caso onde incluiram uma variedade de grupos de pressão e movimentos pela paz, movimentos sociais, os direitos das mulheres, exilados, tratados internacionais e grupos extremistas de direita. Os temas abrangem a relação de espaços públicos e privados no contexto da atividade política, a relação entre mudança social e mudança dentro da família, bem como a relação entre as gerações em termos de políticas e processos que oferecem motivação para um indivíduo de participar de movimentos sociais. Esta técnica destina-se a contribuir para a mudança de paradigma na pesquisa dos movimentos sociais.

De acordo com Daniel Diaz (1978), é um “exame completo ou intenso de uma faceta, uma pergunta ou talvez os eventos que ocorrem em uma estrutura geográfica ao longo do tempo são considerados estudos de caso.” Outros, como McDonald e Walker (1977) falam de um exame de um caso em ação. Muitos outros definem bem, mas nem todos concordam que é uma investigação em evolução, abrangente e aprofundada de um caso particular. Um caso pode ser uma pessoa, organização, programa de ensino, eventos, etc. Na educação, ele pode ser um estudante, professor, sala de aula, o claustro, a programação, a escola. Destaca-se Merriam (1988), que define estudo de caso como particularista, descritivo, heurística e indutivo. É muito útil para estudar os problemas práticos ou situação. No final do estudo de caso, encontra-se o registro do caso, onde é exposto de forma descritiva, com imagens, dispositivos narrativos, etc.

Alguns consideram o estudo de caso como método, e outros como um projeto de pesquisa qualitativa. Como Yin (1993) diz, o estudo de caso não tem especificidade, pode ser usado em qualquer disciplina para responder perguntas de investigação para a qual ele é usado. O estudo de caso tem várias categorias: crônicas, descritivas, educacionais e para testar a teoria de que o objetivo da pesquisa e os tipos de estudo de caso: factual, interpretativa e crítica. Também Descara classificação Stake (1994), os estudos de caso intrínsecos (para entender melhor o caso), instrumental (para aprofundar um tópico ou afirmar uma teoria) e o coletivo (o interesse reside na investigação de um fenômeno, a população, estudar vários casos). Existem várias classificações de estudo de caso enfatiza por Yin (1993)..

Sinônimos de caso

São sinônimos de caso as seguintes palavras; acontecimento, fato

Antônimos de caso

São antônimos de caso as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Depois de fazer um estudo de caso sobre o Zica Vírus, muitos cientistas estão dando seus posicionamentos.

Os estudos de caso que fizemos dos grandes problemas de saúde pública deram efeitos positivos.

Como não fazer caso dos aumentos dos impostos em nosso cotidiano, muitos são abusivos e sem justificativa.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *