A palavra cautela possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a u e já as consoantes são: c t l. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aletuac. Além disso, dita palavra é classificada como aquilo que denota um documento temporário que serve como recibo: cautela de títulos e cautela de empréstimo. Ademais pode ser um tipo de formalidade de segurança em que atos forenses são empregados com o intuito de garantir a validade jurídica
Significado de cautela
A palavra cautela é proveniente etimologicamente do latim e possui alguns significados particulares, tais como nos faz a remitir a palavra “cuidado”, que foi usada para se referir à pessoa que trata a outra com cuidado e prudência ou até mesmo que é uma característica pessoa. Isso, por sua vez, é o resultado da soma da raiz do verbo “Caveo”, que se traduz por “ter cuidado”, e “-o” que é o seu sufixo.
Além disso, o termo cuidado é o mesmo que dizer cautela, ou seja, o cuidado no processo de algo. O termo pode ser associado com prudência e moderação. Por exemplo: “O animal se movia com cautela para evitar a queda”, “Cautelosamente, o adolescente abriu a porta da frente tentando não acordar seus pais”, “Eu recomendo a conduzir com cautela” “ A estrada está molhada e escorregadia, portanto, tenha cautela”
Ademais, a cautela é geralmente uma reação para a detecção de um risco. Uma pessoa que anda carregando um balde de água fria não vai fazê-lo da mesma forma como se carregasse uma panela de água fervente: se a água fria é derramada não terá grandes problemas, no entanto, se os vazamentos de água fervente ocorrem podem queimar gravemente uma pessoa. O mais provável, portanto, é que no segundo caso, andar com mais cautela, prestando muita atenção para evitar tropeçar é essencial.
Também não podemos nos esquecer da existência de uma frase verbal que recorre ao uso da palavra em questão. Em particular, é “cautelosamente absolverás alguém.” É uma expressão que foi usada em referência a ensaios eclesiásticos e expressou-lhe que alguém havia sido absolvido no curso desta como havia uma preocupação sobre a excomunhão de uma pessoa.
Já no âmbito da lei, especificamente na área do direito civil, há também o termo contracautela. Esta é uma palavra usada para se referir a que são exigidas garantias, num processo em que qualquer pessoa que tenha perguntado referente a um tipo de medida de precaução, em relação ao qual seria o dano ou prejuízo resultante.
Sinônimos de cautela
São sinônimos de cautela as seguintes palavras: cuidado, ponderação, precaução, prudência e tento.
Antônimos de cautela
São antônimos de cautela as seguintes palavras: imprudência, desatenção.
Exemplos de usos e frases
Com cautela estou estudando os ossos da face, haja vista que são muitos os acidentes ósseos e sempre que possível estou fazendo um repasso para sempre recordar. Não esqueça que estudar é sempre um grande desafio entre nós estudantes.
Depois de muitos acidentes com animais peçonhentos, o senhor João age com cautela e sempre que possível está em busca de novos horizontes. Nós que somos profissionais da área da saúde, sabemos o que é e qual a gravidade de um acidente como este.
A cautela é algo que faz parte de nossas vidas e sempre que possível se deve recordar de princípios básicos de sobrevivência. O medo é algo que é caracterizado como cautela e quando se trata de medo excessivo, é caracterizado como ponto negativo.