A palavra ciúmes possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, i, u, já as consoantes são: c, m Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: semúic. Além disso, dita palavra é classificada sendo um tipo de sentimento que provoca obsessão pelo outro ou por alguma coisa ou situação.
Significado de ciúmes
O ciúme é uma resposta emocional que surge quando uma pessoa percebe uma ameaça para algo que ela considera agravante a ela. É comumente chamada assim como uma suspeita ou preocupação sobre a possibilidade de chamar a atenção em favor de outro. Também é bem conhecida como o sentimento de inveja para o sucesso ou a posse de outra pessoa. A psicologia atual explica que o ciúme é a resposta natural à ameaça de perder um relacionamento interpessoal importante para a pessoa com ciúmes. O ciúme parece estar presente em todas as pessoas, independentemente de sua condição socioeconômica ou forma de educação e personalidades que manifestam aparentemente a segurança de si.
Uma característica que parece se destacar em pessoas ciumentas é ter traços de egoísmo. O ciúme também se relaciona com o constrangimento que é uma resposta natural do corpo. Além disso, o ciúme pode ser saudável quando o que se exige é algo que deve ser feito de forma equitativa entre o casal; no entanto recorrer a este tipo de comportamento reflete deficiências pessoais muito profundas, levando até à separação. O zelo carnal é expressado quando as exigências inadequadas são feitas e quando se exerce um mal-estar para que as exigências não fossem atendidas. Este sentimento reflete uma certa insegurança emocional de perder o controle ou sensação de comprometimento em um relacionamento interpessoal. A inveja se manifesta no início de uma situação ou pessoa que se intitula autoclassificado como mais dominante e competitivo.
O ciúme faz com que o outro sofra, a pessoa se sente violada e exerce uma predominância da pessoa sujeita à raiva, prendendo-a em uma teia de circunstâncias opressivas, como privando de liberdade, isolando. Além das circunstâncias causadas pelo livre arbítrio que todo mundo tem, a principal questão do ciúme é de origem psicológica. Nos estudos de Egenes W. Mathes, que conduziu experimentos de campo para testar hipóteses Greg White sobre a inveja, o “ciumento” (A) pessoa sente ciúme em seu relacionamento com a pessoa “que sofre o ciúme” (B) para receber o “intruso” (C) – que pode ser outra pessoa ou circunstância – por duas razões principais:
A perda da relação representaria a perda de recompensas e benefícios que essa relação relatou: a pessoa ciumenta pode não compartilham momentos de boa qualidade e agradável com a pessoa ciumenta: não vai mais falar, jogar ou dormir juntos, por exemplo.
A perda da autoconfiança e autoestima, porque a pessoa ciumenta (A), e a pessoa ciumenta (B) teria que escolher entre ela (A) e um “intruso” (C) e optariam por este último (C), sugerindo que (C) é o mais importante ou melhor do que (A). Ou seja, o ciúme em excesso destrói as relações.
Sinônimos de ciúmes
São sinônimos de ciúmes as seguintes palavras: zelo, proteção, obsessão
Antônimos de ciúmes
São antônimos de ciúmes as seguintes palavras: desprezo, desproteção
Exemplos de usos e frases
O marido da minha mãe é extremamente ciumento. São ciúmes doentios.
Não gosto de ter que emprestar as minhas coisas, pois tenho ciúmes de que a pessoa não me devolva.
Todos os seres humanos já sentiram algum tipo de ciúme em suas relações com outras pessoas.