A palavra cognitivo possui uma classificação gramatical sendo um adjetivo. Referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o i já as consoantes são: c g n t v. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ovitingoc. Referida palavra denota uma capacidade de absorção de conhecimento.

Significado de cognitivo

O Termo cognitivo está relacionado ao conhecimento. Este, por sua vez, é a acumulação de informação através de um processo de aprendizagem ou experiência que está disponível. Além disso, a psicologia atual é a encarregada de estudar esse termo, porque ela analisa os processos da mente que têm a ver com o conhecimento. Sua finalidade é estudar os mecanismos envolvidos na criação de conhecimento, desde o mais simples ao mais complexos.

 Ademais, o desenvolvimento cognitivo (também conhecido como o desenvolvimento do conhecimento), por sua vez, concentra-se em procedimentos intelectuais e comportamentos decorrentes desses processos. Esta evolução é a consequência da vontade das pessoas para compreender a realidade e função na sociedade, por isso está ligado à capacidade natural do ser humano de se adaptar e integrar em seu ambiente. No entanto, o método mais comum de análise de dados e utilização de recursos de conhecimento é conhecido como estilo cognitivo. Note que isto não está relacionado com a inteligência ou o QI, mas um fator próprio da personalidade.

Outro conceito relacionado é o de viés cognitivo, tido como a distorção que afeta a maneira como uma pessoa agarra aquilo que é real. No geral, fala-se de distorções cognitivas quando ocorre erros ou falhas que são notadas no processamento de informações. Já a terapia cognitiva ou terapia cognitiva-comportamental, finalmente, é uma forma de intervenção através da psicoterapia que incide sobre a reestruturação cognitiva, uma vez que considera que as distorções mencionadas acima produzem consequências negativas sobre o comportamento e as emoções.

Por fim, a aprendizagem cognitiva fala de vários autores, entre os quais Piaget, Tolman e Bandura Gestalt. Todos concordam que este é o processo em que a informação entra no sistema cognitivo, ou seja, o raciocínio, ele é processado e provoca uma certa reação na pessoa. Como Piaget descreve o desenvolvimento da inteligência, ele mesmo a divide em várias partes, que são:

* Período Sensorimotor: Abrange o indivíduo desde o nascimento até 2 anos de idade. É o aprendizado que ocorre através dos sentidos e a memória possível que faz representações de objetos e situações às são individuais. Nesta fase, a imitação é a resposta para a aprendizagem.

* Período Pré-Operacional: Desde 2 anos e até 7 de idade, onde a criança pode analisar as coisas usando símbolos, daí a importância de histórias infantis cheias de metáforas práticas que permitem pouca consciência dos seus arredores. A limitação que existe, nesta fase, está ligada à lógica, e as formas de imitação e de linguagem diferidas em que a pessoa reage ao que se aprende.

* Ações concretas: Este estágio varia de 7 a 11 anos, é caracterizada pelo desenvolvimento da capacidade de raciocínio através da lógica, mas sobre situações presentes e concretas.

Sinônimos de cognitivo

São sinônimos de cognitivo o as seguintes palavras: absorção, inteligência

Antônimos de cognitivo

São antônimos de egocentrismo as seguintes palavras: retardado

Exemplos de usos e frases

A maior qualidade dos  seres humanos é a capacidade de se comunicar e ter um cognitivo capaz de raciocinar.

O cognitivo de Albert Einstein foi um dos maiores de todos os tempos e incluso podemos observar o quanto é complexo a teoria da relatividade.

Para avaliação de um cognitivo é necessário especialistas que faz com que testes sejam apresentados de forma segura e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *