A palavra cortiço possui uma classificação gramatical como sendo um Verbo transitivo. Ademais, referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a e o u, já as consoantes são: c l r . Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: uoeralc. Além disso, dita palavra classificada como sendo aquilo que envolva um amanhecer; a maneira de deixar algo mais limpo, como por exemplo, usar alvejantes nas roupas para deixá-las mais claras, ou até mesmo quando se clareia uma situação onde os fatos eram controvertidos e omissos.
Significado de cortiço
Cortiço é o nome dado a um tipo de habitação urbana coletiva onde moram pessoas de classe média pobre, mas também é conhecido como arrendamento na Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia, e casa de vizinhos na Espanha. É uma casa onde cada quarto é alugado por uma família ou um grupo de homens solteiros. Serviços (tais como sala de jantar e banheiros) costumava ser comum para todos inquilinos.
Muitas vezes, o cortiço representou o uso tardio de casas residenciais ou hotéis petits nos bairros que haviam descido de categoria social. Tendiam a ter condições sanitárias precárias, superlotação. Galerias global foram estruturadas em torno de um ou mais pátios, paredes e teto eram de metal e estrutura de vigas de madeira afirmados com pedras ou tijolos
Já na Argentina e no Uruguai foi o primeiro lar de muitos recém-chegados aos imigrantes de países. Nele as pessoas de todas as línguas e nacionalidades, principalmente italiano, espanhol, francês, judeus, árabes misturados. Era um terreno fértil para a cultura popular, expressa no tango e os esboços, entre os quais estão obras notáveis de Alberto Vacarezza:
O cortiço de La Paloma ainda sobe entre as ruas Serrano e Thames, no bairro de Villa Crespo, na cidade de Buenos Aires. Foi construído especialmente para os trabalhadores em uma fábrica de calçados. Em Montevidéu, Uruguai, foi comemorado o cortiço Medio Mundo localizado no canto clássico de Zelmar Michelini (ex-Cuareim) e Carlos Gardel (ex-Isla de Flores), berço da cultura e do candomble afro-uruguaia.
Por outro lado, no Chile, o escritor José Santos González Vera, vivida em um cortiço e deixou sua experiência em um de seus livros “Vidas mínimos” com o qual ganhou o Prêmio Nacional de Literatura no Chile, em 1950.
Em geral, houve um pátio central em torno do qual uma dupla fileira de quartos ficou no piso térreo e um ou dois andares superiores. Em cada quarto, que não tinha janelas vivia uma família. Os banheiros eram escassos, como penas para a água da fonte. Como a água potável veio de poços e não há esgotos, era bastante comum para os inquilinos esfregar fora várias doenças.
Além disso, cortiço também pode ser considerado como o local onde as abelhas produzem a cera e fabricam o mel, as chamadas caixas de cortiça.
Sinônimos de cortiço
São sinônimos de cortiço as seguintes palavras: bordel, casa pequena e velha onde viviam prostitutas e pessoas de classe média muito baixa.
Antônimos de clareou
São antônimos de clareou as seguintes palavras: mansão.
Exemplos de usos e frases
Um cortiço na rua da casa do prefeito deu o que falar, haja vista que na maioria das vezes que sai algum tipo de discussão no local logo jogam a culpa no prefeito. Houve vários projetos de lei para fechar aquele lugar, mas até o momento não foi tomadas as medidas cabíveis.
Como não ficar nervoso com meu irmão. O quarto que dele é uma bagunça e está sem arrumar já faz mais de três dias. Coloquei apelido na cama dele de cortiço e minha mãe fica furiosa porque não sabe o que fazer com este garoto que é um porquinho em forma de humano.
Uma pessoa que mora em um cortiço está sujeita a várias situações e poderá ter seus pertences roubados não pelas pessoas que mora no local, mas pelas pessoas que frequentam a casa dos moradores. Como em qualquer lugar, dentro de um cortiço também tem suas regras e tem que ser seguidas.