A palavra deferir possui uma classificação gramatical sendo um verbo intransitivo direto. Ademais, referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e i já as consoantes são: d f r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: rirefed. Além disso, dita palavra pode ser aquilo que é para outorgar, conceder favores ou privilégios a alguém. A prefeitura deferiu prêmios aos funcionários. Atender, despachar de modo favorável.

Significado de deferir

O verbo deferir etimologicamente vem de “differre” termo este latim, composto por “dis”, indicando separação ou desintegração; e “ferre” indicando desgaste. Portanto, pode ser definido como a remoção temporária de algo que foi recebido por um certo tempo, para outra data mais distante. Exemplos: “Eu vai deferir minha obrigação de pagar a assinatura de um acordo com o meu credor, pois por mim seria refinanciada a dívida com juros muito elevados” “, o professor decidiu deferir a data do exame para o próximo mês, para que possamos ter mais tempo para estudar “.

Além disso, se pode citar também dentro deste contextos os cheques que são deferidos em ordens de pagamento dados por um cliente que mantém uma conta corrente em seu banco, e então se paga o valor no documento ao portador ou à ordem de quem é emitido, conforme o caso, retirando fundos da conta, porém numa data posterior de sua emissão, ou seja, funcionam como créditos.

Já no âmbito da contabilidade, referido termo é usado para mencionar os impostos ativos onde os pagamentos são feitos pelas concessionárias inexploradas, como os investimentos realizados por uma empresa. Por outro lado, dito termo designa a ação que pode significar três coisas diferentes, utilizados mais ou menos regularmente dependendo do escopo e das circunstâncias em que são dadas. O primeiro uso dado à palavra é o que se refere ao ato de não concordar com algo com alguém. Em segundo lugar, pode ser diferente na medida em que quando se fala há uma distinção, por exemplo, um resultado diferente do outro, ou seja, distinto. Finalmente, e em terceiro lugar pode significar atraso ou algo lento. Repassando aquilo que foi visto anteriormente.

Por fim,  e não menos importante, o verbo deferir tem como substantivo o termo deferimento e, este por sua vez, se designa como um ato de deferimento que é comum também quando se refere a resultados de vários experimentos feitos. Assim, um resultado pode ser diferente ou ser distinguido do outro para apresentar diferentes elementos ou características essenciais: por exemplo, uma pessoa que reage de forma diferente do que o outro ao mesmo estímulo, o que significa que os resultados são diferentes. Isto também é comum, por exemplo, quando um exercício matemático é realizado por duas pessoas, realizando o mesmo processo, diferentes resultados serão sim obtidos. Finalmente, o termo deferir também é sinônimo de atraso quando se expande ou adia algo para uma fase posterior de uma decisão ou opinião sobre algo.

Sinônimos de deferir

São sinônimos de deferir as seguintes palavras: conferir, despachar, outorgar, respeitar e responder.

Antônimos de deferir

São antônimos de deferir as seguintes palavras: indeferir, negar e recusar

Exemplos de usos e frases

O juiz de direito vai deferir o pedido feito pelos manifestante para realização de uma passeata e com isto vai ser uma forma de contestação entre os outros

grupos partidários.

Ontem pela manha saiu uma decisão em que através do Whatsapp é possível deferir uma intimação para as partes. Fazendo com o que a justiça se torne mais célere.

Hoje em dia é possível dizer se a professora vai ou não deferir que o aluno entregue o trabalho através do skype,  porque o seminário se utiliza de meios virtuais e, portanto, o aluno se valeu desta premissa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *