A palavra demagogia possui uma classificação gramatical como sendo substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 9 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, a, o, i. Já as consoantes são: d, m, g. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aigogamed. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se a arte de conduzir um povo.
Significado de demagogia
A primeira coisa que fazemos é deixar clara a origem etimológica da palavra demagogia que nos preocupa. Ao fazê-la, descobrimos que emana do grego, porque é composta de duas palavras de que a linguagem: “demos”, que se traduz como “povo” e “gogia”, que é um verbo que serve como sinônimo de “condução”. Por isso, ele pode ser definido como “levar o povo”. Demagogia é uma prática política que apela aos sentimentos e emoções das pessoas para ganhar o seu apoio. Através da retórica, o demagogo procura incentivar as paixões, desejos e medos de pessoas recebendo favor popular. Por exemplo: “Este país tem sofrido muitos anos de demagogia”, “Gostaria de dizer ao governador deixar a demagogia de lado e começar a resolver os problemas do povo”, “Se você quiser ter um chefe, você tem que dar à demagogia e embelezar todas as decisões “.
A primeira figura histórica que é considerada ter usado a demagogia não era outro senão o grande filósofo Aristóteles. Especificamente, ele usou esse termo para se referir à forma cheia de corrupção que levou para estabelecer a República. E ele estava claro que, em tudo, concordou com a forma de governo por considerar que os governantes praticavam abusos de poder sobre as pessoas. Muitos analistas acreditam que a demagogia é uma degeneração da democracia. Alguns governantes que chegaram ao poder através de eleições livres (e, portanto, foram eleitos pela maioria da população) fazê-lo por meio de concessões e elogios para os sentimentos elementares de eleitores.
Nesse sentido, o candidato demagogo para que não seja cobrado em seu programa político ou propostas, é escolhido para alcançar incentivar algum tipo de sentimento nas pessoas. Esta eleição, por conseguinte, não é racional.
Em última análise, a demagogia pode atrair as decisões dos outros em relação a seus próprios interesses sobre a utilização de falácias e mentiras. A manipulação da informação, os dados fora do contexto e falsas dicotomias também fazem parte da demagogia. Não menos importante é de se enfatizar que existem vários tipos de demagogia. Portanto, esta pode ser realizada não só através da manipulação de significado a ser dado a uma demonstração, mas pelas falácias ou omissões. Além disso, também dentro dessa lista interminável de aulas de demagogia seria o falso dilema ou o uso deliberado de uma série de dados provenientes de subscrever o que está sendo exposto, mas estão fora de contexto e, portanto, eles não mostram a realidade como ela é.
É importante estabelecer que na linguagem comum é muitas vezes confundida com a demagogia populista. Notavelmente, a demagogia aparece não só na política. Quando um artista estrangeiro trata de um país e afirma que os espectadores locais são o melhor público do mundo, é cair na demagogia.
Sinônimos de demagogia
São sinônimos de demagogia seguintes palavras: política imoral.
Antônimos de demagogia
São antônimos de demagogia seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
A demagogia é formada pela atuação política na qual existe o interesse em manipular ou agradar a massa popular afim de conquistar o poder político.
A demagogia é pratica por aqueles que se engrandecem afim de atrair olhares diferenciados esperando o reconhecimento de outrem.
A demagogia fica implícita na época da política pelos candidatos, os quais tentam manipular o resultado através de promessas.