A palavra despesa possui uma classificação gramatical como sendo substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 7 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, a. Já as consoantes são: d, s, p. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: asepsed. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se a saída ou entrada de recursos financeiros para quitar compras ou para realizar investimentos.

Significado de despesa

A palavra despesa tem dois significados em nossa língua. Por um lado, refere-se aos custos próprios de processos judiciais, que também são conhecidas como os custos ( “para recolher a despesa administrativa será usado”). Expressa também a parte do compartilhado dentro de uma comunidade, tais despesas “as despesas deste mês são mais elevados porque o elevador foi reparado”. Assim, em ambos os sentidos você custas do termo expressa a ideia de custa econômica relacionada a uma atividade ou circunstância. É bastante comum o uso do conceito de “despesa ordinária” em oposição a extraordinário. “À custa de” como locução

Uma frase representa um grupo de palavras que ocorrem em conjunto e têm um significado preciso. As locuções, frases ou palavras são parte da linguagem e do vocabulário complemento e enriquecê-lo. Quando uma palavra é parte de uma frase, essa peculiaridade é normalmente indicadoa sobre os significados mencionados no dicionário. Na verdade, em nossa língua se indica a frase preposicional que “custa” significa em nome ou por. Portanto, se dizemos “é de quarenta anos, mas ainda vive às custas de seus pais”, isso significa que alguém desta idade é mantido economicamente por seus pais.

Fazer alguma coisa à custa de alguém normalmente significa que uma pessoa benefícios dos esforços de outro. Assim, é de uso muito corrente em um sentido depreciativo, já que a pessoa que vive à custa de alguém tirar proveito de outra pessoa de alguma maneira (de seu dinheiro, sua casa ou em um sentido geral). Nem sempre diz à custa de alguma forma pejorativa, mas podem surgir circunstâncias para expressar um fato sem qualquer conotação pejorativa (que fez a viagem à custa da organização). O uso de frases não é sem confusão. Na verdade, por vezes, “em detrimento de” é indevidamente usado como uma expressão equivalente à espera de alguma coisa. Assim, com algumas declarações de frequência como são feitas as seguintes: “o projeto da empresa é em detrimento da autorização do gerente”. Neste caso, você deve dizer “pendente” e não “em detrimento da”.

O uso de frases em nossa comunicação diária: A locução preposicional “em detrimento de ” nos lembra que na comunicação cotidiana diversos idiomas são utilizados. Há adverbial (a esmo, pelo valor de face, talvez ou curso). Lá locuções verbais (ignorando, ser mais ou colocar para dar à luz), frases conjuntivas (tanto ou mais do que), causal locuções (como Deus planejou) ou conhecido como frases em latim (em flagrante, grosso modo, a priori, entre muitos outros).

Sinônimos de despesa

São sinônimos de despesa seguintes palavras: finanças, investimento.

Antônimos de despesa

São antônimos de despesa seguintes palavras: economia, poupar.

Exemplos de usos e frases

A despesa foi calculada pelo chefe para que a capacitação dos funcionários acontecesse de forma em que as despesas não interferissem no balanço mensal da empresa.

A despesa do casal girava em torno de mil e duzentos reais no mês, dentro deste valor estava incluso, internet, carro e passeios aos finais de semana.

A despesa do setor chegou a atingir cerca de um milhão de reais motivo pelo qual a empresa decretou falência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *