A palavra detrimento possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 10 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e i o, já as consoantes são: d t r m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: otnemirted. Além disso, dita palavra refere-se a tudo aquilo que envolve um dano, um prejuízo, uma perda.
Significado de detrimento
A palavra detrimento é uma palavra de origem etimológica pautada no latim detrimentum que significa especificamente “deterere”, que se traduz como “gastos por fricção”. Além disso, dita palavra remete a uma destruição leve ou parcial de alguma coisa. O conceito também se refere à perda ou mágoa de interesses e danos morais. Por exemplo: “Escolas em condições precárias trazem detrimentos à educação”, “Eu não vou fazer quaisquer decisões que causem detrimentos para a equipe”, “Parece que o gerente trabalha em detrimento da empresa”.
Portanto, a palavra em questão para ser entendida deve também ser levada em comparação uma perda, prejuízo, uma queixa ou lesão. Algo ou alguém que está agindo cobrando juros e custos, por exemplo, de danos causados. Uma pessoa que decide comer apenas alimentos fritos terá tomado uma decisão em detrimento à sua saúde. Este tipo de alimento gera problemas no seu corpo e tornar-se gradualmente menos saudável.
Na mesma linha, um prefeito ou presidente que decide aumentar os impostos e autorizar a despedida sem justa causa estará governando à custa dos trabalhadores, que vêem os seus interesses em detrimento pelas políticas. Em adição ao acima, deve-se sublinhar a existência daquilo que tem sido chamado detrimento patrimonial. É um termo que é usado para registrar a perda, danos, mau uso ou a deterioração dos bens públicos produzidos e resultando em grandes danos aos ativos de sua titularidade num país ou cidade.
Especificamente, pode-se estabelecer que o dano é o resultado principalmente dos recursos que foram utilizados para um fim diferente por não haver conseguido da maneira mais correta e eficaz possível sua realização. Neste sentido, também se pode registrar que é mais comum do que deveria ser no caso das corporações municipais de diferentes cantos do planeta a serem estudadas e analisadas para ver se elas se comprometeram irresponsavelmente sobre tal fato. Isto é, se elas levaram a uma situação de despesa patrimonial por recursos que não foram devidamente geridos ou para fazer uso indevido do mesmo.
Nestes casos, deve-se ressaltar que, se outras indicações que fizeram esta ação que foram alcançados, terão de enfrentar processos em que a responsabilidade imposta pode ter em todos os momentos penalidades.
Já no campo do direito civil, detrimento é considerado como um prejuízo ou dano a uma pessoa que sofre por causa da ação ou omissão da outra, afetando os interesses, direitos ou a propriedade da vítima. Este detrimento gera prejuízo que pode ser causado por fraude ou negligência. O dano malicioso é gerado por uma ação intencional ou maliciosa, enquanto o dano injusto ocorre por negligência ou descuido. Logo, a palavra detrimento pode ser usada como sinônimo de dano.
Sinônimos de detrimento
São sinônimos de detrimento as seguintes palavras: dano, estrago, agravo, prejuízo.
Antônimos de detrimento
São antônimos de detrimento as seguintes palavras: beneficio, ganho
Exemplos de usos e frases
Minha mãe está em detrimento com o esposo dela, porque na semana passada ela prometeu fazer um pudim para ele e não fez.
Fico em detrimento à você, pois não sei se terei o dinheiro para lhe pagar na semana que vem.
O prefeito recebeu todo aquele dinheiro em detrimento dos que menos ganhavam.