A palavra ditado possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o, i, já as consoantes são: d, t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: odatid. Além disso, referida palavra faz designação a um tipo de provérbio muito usado.

Significado ditado

A palavra ditado é sinônimo de provérbio, originário da palavra ditabium cuja origem é latina, é um conceito que se refere a uma classe de expressão que transmite um julgamento e procura promover a reflexão. Nesse sentido, pode se dizer que faz parte do cotidiano das pessoas (o nome dado a este tipo de declarações). Além disso, a disciplina que é responsável por estudá-los e a outras declarações que são criadas para a transmissão de ideias tradicionais com base na experiência atende pelo nome de Paremiologia, e este termo deriva do substantivo que pode referir-se qualquer um deles em forma genérica de paremia. Numa linguagem coloquial, o ditado muitas vezes é usado como sinônimo de outros provérbios, aforismos e axiomas. Em cada caso, no entanto, pode ser estabelecida algumas diferenças.

No entanto, a noção de ditado é geralmente associada com uma expressão de cultura e de uma certa complexidade. O ditado, no entanto, tem uma tonalidade mais popular e maior divulgação. Outra diferença é que os ditos apelam ao humor, enquanto os provérbios são mais formais. Um provérbio, em suma, é uma expressão que visa tornar a educação ou que contenham um imperativo moral. É comum que os provérbios sejam agrupados de acordo com sua origem, o que pode se referir a provérbios chineses, japoneses, provérbios espanhóis, etc. Há também provérbio latino, usado pelos romanos, que não foram traduzidos há mais de dois mil anos.

Normalmente, os ditados têm um significado literal e um que é sugerido. O ensinamento neste sentido é de que pode ser deduzido a partir da informação literal. Em alguns casos, o texto não faz sentido. Um exemplo de ditado é: “A paciência é uma árvore que tem raiz amarga, mas dá fruto muito doce.” Este ditado diz que ser paciente pode ser difícil, mas é algo que acaba por dar a sua recompensa no futuro. Portanto, vale a pena ser paciente e esperar para a atribuição subsequente. Ademais, os mais conhecidos desde tempos muito antigos, como evidenciado pelas seguintes coleções são:

* O Livro dos Provérbios, conhecido simplesmente como “Provérbios”, parte do Antigo Testamento da Bíblia, e também o hebraico Tanakh. O cristianismo coloca-o no grupo da sabedoria, enquanto o Judaísmo, nos Escritos (ou Ketuvim). O seu conteúdo é um grande número de sentenças ou máximas sobre os ensinamentos morais ou religiosos. Historicamente, a sua autoria é atribuída ao Rei Salomão e estima-se ter sido escrito por volta do ano 722. C.;

* Gnomônica Poesia, um gênero caracterizado através da recolha de uma série de máximas em verso para torná-lo mais fácil de memorizar. Incluído na família de literatura de sabedoria, que se comunica verdades gerais sobre o mundo. Entre os temas abordados na poesia gnomônica está atribuída aos antigos gregos, onde é possível encontrar uma grande variedade, que vão desde o mundano para o divino e sagrado. ; Na Grécia antiga, esses poemas, giravam em torno de uma “opinião”.

Sinônimos de ditado

São sinônimos de ditado as seguintes palavra: provérbio

Antônimos de ditado

São antônimos de ditado as seguintes palavras: ensinamento

Exemplos de usos e frases

Antigamente os mais velhos se reuniam para contar sempre bons ditados.

Meu pai tinha um ditado muito bom: Mulher bonita não fica sozinha.

Quero te dizer que nos dias de hoje quase não se usa mais ditados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *