A palavra dolo possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 04 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o, já as consoantes são: d l. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: olod. Além disso, dita palavra classificada como aquilo que ocorre fraudulentamente, dolosamente, causando mal a um terceiro, sempre com a tentativa de fazê-lo e causar-lhe mal. No âmbito do direito penal, o dono pode ser classificado como: dolo eventual, dolo direito e dolo não eventual.

Significado de dolo

A palavra dolo consiste na fraude, entendida como conhecimento e disposição para alcançar o objetivo de um crime, do termo latim dolus. Eles são, portanto, dois elementos que compõem a fraude, elemento intelectual ou cognitivo e o elemento volitivo.

Além disso, para agir intencionalmente, deve saber de que quem fez sabia do que estava fazendo e deve ser humilde o suficiente para conhecer os elementos que compõem o fato típico, por exemplo, no caso de homicídio doloso deve saber que mata outra pessoa. No roubo podemos dizer que um funcionário rouba algo de seu chefe pode ser alguém que agiu de forma dolosa, ou seja, conhecendo todas as possíveis maneiras de como fazer o roubo.

Esse conhecimento é um pré-requisito para a vontade de alguém que não pode querer fazer alguma coisa se você não souber primeiro o que é para ser feito, não deverá fazer, porque se faz e acorre danos você poderá responder por crimes de dolo, ou seja, você cometendo uma imperícia prejudicou outra pessoa.

Por outro lado, se o sujeito realiza o fato incorretamente deve-se avaliar os elementos típicos que serão do tipo de erro, cujos os efeitos são discutidos abaixo. Existem algumas classificações quanto ao dolo, tais como: Dolo direito ou de primeiro grau que é conhecido como: A intenção ou propósito, onde o objetivo do sujeito age com a intenção direta que coincide exatamente com a produção do resultado.

Pode-se usar como exemplo a seguinte frase: Um terrorista quer matar um coronel e coloca uma bomba lapa em seu carro e com isto está cometendo um dolo indireto ou de segundo grau que onde neste sentido pode ser objetivo do sujeito a não produzir os resultados, mas um ato que assume uma consequência necessária do amado.

E, por fim, dolo eventual: que é a forma mais fraca de fraude, uma vez que, nestes casos, tanto elemento cognitivo e volutivo parecem menos intensamente. O objetivo do sujeito que age com eventual de dolo não é produzir o resultado, mas reconhece a possibilidade de sua ocorrência e ainda segue atuando.

Sinônimos de dolo

São sinônimos de dolo as seguintes palavras: fraude, trapaça, logro, ludibrio, intrujide.

Antônimos de dolo

São antônimos de dolo as seguintes palavras: honesto, sincero.

Exemplos de usos e frases

O crime de homicídio possui duas formas: dolosa e culposa: A forma que contém o dolo é aquela em que há a intenção de matar por parte do autor, já a culposa, não há uma intenção, no entanto, por eventos alheios a sua vontade o fato ocorreu.

Todas as vezes que alguém me trapaceia no troco eu posso observar que houve um dolo da pessoa, porque simplesmente ela poderia ter conferido o troco junto comigo e não o fez, logo, deduzo que houve uma intenção por parte dele.

O dolo é algo que não é bom, seja em qual for o âmbito, porque uma integridade estará sendo lesada. Nenhuma pessoa hoje em dia e em dia algum gostaria de ter seus princípios e valores violados pelo outro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *