A palavra duodeno possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: u o e já as consoantes são: d n. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: onedoud. Além disso, referida palavra faz designação da primeira porção do intestino delgado.
Significado de duodeno
A palavra duodeno se refere a parte inicial do intestino delgado. É a continuação do estômago, ou seja, a linha contínua com o jejuno e o íleo, em seguida, a qual é a parte terminal do intestino. Além disso, ao lado do duodeno está localizado o pâncreas, que recebe secreções sob a forma de enzimas pancreáticas e biliares que vem da vesícula biliar que produz a bile. É o duodeno que é responsável por muitos metabolitos e nutrientes, tais como cálcio, ferro, vitaminas e lipídios absorvidos. Ademais, ele pode ser o “banco” de algumas doenças como úlceras, devido à presença de bactérias chamadas helicobacter pylori ou estenose. Atualmente, o único método aceito e diagnóstico preciso é a videoendoscopia digestiva alta. Alguns sintomas podem ser diferentes, mas podem variar de paciente para paciente, que pode ser uma úlcera e evoluir para uma dor extremamente severa a qual pode perturbar o sono de um paciente. Além disso, o diagnóstico diferencial deve ser feito com outras doenças no abdômen, estômago, bexiga, pâncreas, etc.
É importante ressaltar que há pessoas confundidas com esse diagnóstico uma vez que muitos indivíduos também possuem úlceras sem saber porque sequer fizeram uma endoscopia e ainda acredita que toda a vida poderá ter outras, mas vale ressaltar que as feridas são completamente curáveis com tratamentos modernos que se usa nos dias atuais. Logo, é de suma importância a realização de exames. Ambas úlceras gástricas e duodenais curam-se com mais de um mês de tratamento adequado. O risco de uma úlcera ter mais complicações podem resultar em se pode pôr em perigo a vida de um paciente tais como hemorragia, perfuração e penetração. Se, após um mês de tratamento, os sintomas persistirem, a úlcera estará escondendo um câncer gástrico.
Finalmente, um dos principais objetivos do estudo endoscópico é a diferenciação entre uma úlcera e uma ulceração cancerígena, no entanto, tudo é úlcera e se deve fazer as biópsias para descartar essa possibilidade. Na experiência neutra se deve recomendar que todas as biópsias sejam analisadas com o patologista e com a coloração da hematoxilina além da convencional e da eosina que deve ser usada como método de imunocitoquímica (cytokeratin que é mais preciso e complementa com a hematoxilina).
Entretanto, a endoscopia fornece uma sensibilidade, especificidade para fazer essa análise dentro do duodeno, até mesmo o diagnóstico da úlcera péptica, permitindo a inspeção direta e aquisição de suas biópsias, existindo uma forte relação entre a infecção por helicobacter pyloris e o desenvolvimento da doença de úlcera. A doença ácido-péptica mudou drasticamente em 1982 com relatórios da descoberta da bactéria e da associação com úlcera duodenal particularmente.
Sinônimos de duodeno
São sinônimos de duodeno as seguintes palavra; intestino delgado, porção
Antônimos de duodeno
São antônimos de duodeno as seguintes palavras: intestino grosso
Exemplos de usos e frases
O duodeno é a primeira porção do intestino delgado e é responsável pelos movimentos peristálticos.
A catabolização alimentar tem início na boca, esôfago, estômago, duodeno, jejuno, íleo, intestino grosso e sai pelo ânus.
Ele teve uma lesão intestinal e hoje sofre com dores e muita disfunção do duodeno.