A palavra empadão possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e a o já as consoantes são: m p d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oãdapme. Referida palavra pode ser uma empada grande com variados tipos de recheio.
Significado de empadão
O empadão é uma massa de pão, pastelaria ou uma fina massa folhada que contém uma preparação salgada, cozida, assada ou frita. O enchimento pode incluir carnes vermelhas ou brancas, peixe, legumes ou frutas. Além disso, a massa geralmente é feita de farinha de trigo que também pode ser utilizada, embora o amido de milho ou outro cereais normalmente também podem ser usados, inclusive em algumas pode ser usado a gordura de animal ou vegetal, ou seja, o óleo, aquilo que dará o sabor e a consistência na massa do empadão. São considerados como um tradicional prato no Brasil e em Portugal.
No entanto, o empadão é uma massa recheada com carnes secas, legumes cozidos e, após seu recheio são assados e raramente alguns são fritos na gordura. Seu nome tem seu significado pautado em “bloquear algo na massa ou panela para cozinhá-lo no forno”, ou seja, remonta ao costume de que o pão encheu-se com carnes ou legumes, os pastores e os viajantes tiveram que consumi-lo no campo. Logo, é uma analogia usada para dizer que esse alimento era usado desde o passado para alimentar grandes povos.
Já na Idade Média, um dos propósitos mais importantes destas preparações foi para conservar a carne, uma vez que fritar uma massa dura recebendo-a no interior de uma massa, protegeria a carne por vários dias; ao passo que quando se pretende consumir quando as massas são fritas e mais finas não rendem mais. Naquela época, em Portugual, o empadão foram feitos com massa de pão de trigo ou de centeio. Estavam cheios de carne de caça ou peixe e, muitas vezes, com guiso, que era a sobra medieval do patê francês que originalmente se referia a um prato de carne picada envolto em pão, até que o se começou a consumi-lo da forma como é hoje.
Por fim, as massas utilizadas para a preparação de referido alimento geralmente são diferentes dos usados para fazer pães ou bolos, no âmbito da padaria. Normalmente, nos empadões usa-se menos água e mais gordura (geralmente manteiga ou gordura vegetal que aquele aspecto úmido que o empadão possui), produzindo uma massa que derrete em flocos e possuindo um sabor mais adicional a partir dessa gordura. O produto resultante é projetado para envolver completamente o seu conteúdo em contraste com outras preparações que oferecem abertamente entre duas camadas, como quiches ou pizzas em uma variedade de maneiras de diferentes cozinhas. Logo, referido alimento é muito consumido também pelos brasileiros que já logo pela manhã no seu café diário faz o pedido na lanchonete do empadão de frango ou palmito para comer com café ou refrigerante.
Sinônimos de empadão
São sinônimos de empadão as seguintes palavras: grande, empadas
Antônimos de empadão
São antônimos de empadão as seguintes palavras: empadinhas
Exemplos de usos e frases
Minha sogra esta vendendo uns empadão que são considerados como os melhores da região.
O empadão feito pela dona Maria é um sucesso entre a garotada e está entre os mais vendidos.
Meu desejo é abrir meu próprio negócio e fazer empadão para vender. Sei que não será fácil, mas farei o possível.