A palavra enfarte possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e a já as consoantes são: n f r t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: etrafne. Referida palavra pode ser uma hipoxia na região miocardica.
Significado de enfarte
O enfarte é a consequência da necrose isquêmica do miocárdio (morte do tecido por falta de sangue e, posteriormente, falta de oxigênio), na maioria das vezes por haver tido uma obstrução das artérias onde há fornecimento de sangue oxigenado, quer por vários elementos dentro do chamado lúmen do vaso, por exemplo, provoca um ateroma ou também por elementos externos (tumores comprimindo o recipiente por um órgão de torque, um órgão de hérnia, através de um orifício natural ou patológico, etc), o enfarte do miocárdio ocorre, então, quando há a interrupção sanguínea das coronárias. Além disso, os ataques cardíacos podem ocorrer em qualquer órgão ou músculo, mas os mais comuns são nos seguintes:
No coração (infarto do miocárdio).
No cérebro (acidente vascular cerebral).
No intestino (mesentéricos enfarte intestinal).
Rim (enfarte renal).
Enquanto a maioria dos acidentes vasculares cerebrais são causados pelo bloqueio de uma artéria (braços, pernas, intestino, etc.), o enfarte pulmonar pode ser de origem venosa, porque o sangue a partir da artéria pulmonar surge diretamente a partir da circulação venosa através das câmaras direitas do coração e é capaz de transportar um trombo a partir das veias dos membros ou abdômen ocluindo um vaso arterial pulmonar. Em linguagem coloquial, o enfarte nada mais é que falta de oxigenação no miocárdio, entende-se que este é um infarto agudo do miocárdio.
Por outro lado, quanto à demonstração no eletrocardiograma (ECG), um ataque do coração é caracterizado pela tríade “ILI”, embora não necessariamente um processo linear e, em alguns casos representa apenas um problema cardiovascular e não a gênese de um ataque cardíaco, tais como a isquemia que é definida como a falta de fluxo sanguíneo e, portanto, o falta oxigênio ao coração e as artérias coronárias ficam obstruídas, e manifesta-se por uma inversão da onda T do ECG. Às vezes, esse investimento T não indica necessariamente a presença de um infarto agudo dentro do miocárdio (IAM), mas apenas uma falta de suprimento sanguíneo para o coração sem o AMI.
Já a lesão ocorre quando o tecido do coração tenha sido privado do fluxo sanguíneo eficaz; por conseguinte, começa a se ter um tecido necrótico. O ECG é manifestado por elevação do segmento ST acima da faixa normal, o que também pode tornar-se deprimido no infarto subendocárdico. Esta elevação da ST relata que o paciente está para sofrer um processo agudo.
Finalmente, o enfarte ocorre quando o tecido cardíaco é privado de fornecimento de sangue pela presença de trombo e / ou ruptura da placa de ateroma e / ou espasmo da artéria coronária. Deve-se dizer que os ataques cardíacos ocorrem em qualquer lugar, mas são mais comuns no lado esquerdo, já que esta é a espessura do miocárdio e onde há mais esforço físico. No ECG, além de elevação do segmento ST, verifica-se o aparecimento de ondas Q de diagnóstico, que são aquelas que excedem 1/3 do comprimento das ondas R. Em determinadas áreas podem ser encontradas não ondas Q de diagnóstico, isto é, pequenas ondas que não implicam a existência desta doença.
Sinônimos de enfarte
São sinônimos de enfarte as seguintes palavras: dor precordial, hipoxia.
Antônimos de enfarte
São antônimos de enfarte as seguintes palavras: oxigenação
Exemplos de usos e frases
O enfarte é uma das principais causas mortes em pacientes toxicômanos e tabagista e este dados a cada ano cresce mais.
O jogador de futebol teve um enfarte e foi levado muito rápido para o centro de treinamentos, depois de medicado segue em observação.
O cantor assustou todos os que estavam na platéia. O mesmo após uma dor pré cordial foi levado ao pronto socorro para assistência médica por um possível enfarte.