A palavra enterro possui classificação gramatical como substantivo masculino e substantivo masculino e flexão verbal de enterrar conjugado na primeira pessoa do singular do Modo Presente do Indicativo. Além disso, sua separação silábica se dá da seguinte maneira: en-ter-ro. Ademais, referida palavra possui 7 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e o, já as consoantes são: t r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: orretne. Considerado como uma despedida, uma situação fúnebre.
Significado de enterro
A palavra enterro significa que todas as cerimônias solenes são para os mortos, alguns dias após o funeral ou em cada aniversário de sua morte. Os enterros é uma forma admitida utilizada no plural. O uso da palavra é dado para se referir ao ato de enterrar um cadáver e aos serviços relacionados ao enterro é uma réplica do Inglês; em espanhol é preferencialmente usado funeral.
Porém, assim como uma pessoa nasce e tem gastos, quando uma pessoa morre não é diferente. Assim, muitos que ainda não passaram pela dor de perder alguém, ficam se perguntando qual seria o valor gasto com um enterro. Uma revista brasileira divulgou tais dados: “Um funeral em custos de Brasil, incluindo: coroa, roupa do falecido, velas, flores e etc., uma vez que refere-se ao gasto total que implica um funeral, e não a missa que é normalmente realizada em poucos dias e de graça, sai em torno de um mínimo de 2500,00 reais a uns milhões, no caso dos artistas famosos.
Um enterro é uma cerimônia realizada para descartar uma pessoa já morta. A natureza e composição dos ritos funerários dependem do tempo, cultura, posição social das crenças dos falecidos e religiosos da sociedade e, especialmente, o carinho pelos mortos. Os diferentes ritos funerários são, basicamente, de embalsamamento, sepultamento ou cremação. Para figuras nacionais importantes costumam oferecer um funeral de Estado.
No entanto, existem ritos funerários sem crenças religiosas. Em linha com a tendência ideológica do secularismo, que está ganhando popularidade são funerais seculares ou funerais civis, que surgem nos últimos anos como uma alternativa ao funeral religioso. Municípios como Vitória o oferecem como um dos seus serviços. Estes funerais são normalmente organizados pela família do falecido ou por um celebrante profissional principal da cerimônia. Em tais cerimônias o que importa não são as crenças do celebrante, mas os do falecido e seus familiares. As cerimônias fúnebres civis geralmente consistem de algumas palavras de boas-vindas, os participantes ouvem uma reflexão sobre a vida e a morte, além de algumas palavras sobre o falecido, a leitura de um poema e uma despedida.
Sinônimos de enterro
São sinônimos de enterro as seguintes palavras: velório, enterrar, funeral, fúnebre.
Exemplos de usos e frases
Amanhã será o enterro do senhor que faleceu na cidade de São João da Boa Vista. Ele estava dirigindo uma moto marca Biz, quando foi atropelado por um ônibus.
É necessário que haja o enterro e seja uma cerimônia, pois este será o ultimo dia em que se poderá ver o corpo da pessoa que faleceu.
O enterro para muitos é temeroso. Quase todos que já tiveram uma grande perca, não vão em velórios.