A palavra epílogo possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e i o já as consoantes são: p l g. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ogolípe. Referida palavra pode ser uma conclusão de uma narrativa literária

Significado de epílogo

O termo epílogo vem de uma palavra latina que por sua vez deriva de uma palavra grega. Ele é usado para descrever uma exposição, ou seja, para executar um envoltório sobre um tema que tem sido amplamente discutido, à guisa de conclusão. Normalmente encontrada no fim da última parte de uma obra de ficção ou de forma conclusiva, no final de um ensaio.

De outro ponto de vista, o epílogo também pode referir-se a notas adicionais que não pertencem aos principais acontecimentos narrados na obra, mas que pode ser muito útil para a compreensão dos mesmos. Um livro para analisar uma parte da história de um país, poderia incluir em seus eventos um epílogo em outras partes do continente ou do mundo e eles poderiam ter tido qualquer impacto sobre a situação naquele país; também servem para orientar o leitor, se este não tem nenhum conhecimento prévio do país em causa, para desenhar analogias com o período a partir do qual se está falando. Este tipo de anexo pode enquadrar a situação histórica do país e trabalhar com escala de compreensão de texto, isso ilustra bem o significado de referido termo.

Além disso, é importante notar que a palavra em destaque consiste em duas partes: epi (acima) e logos (discurso). No campo da retórica, portanto, este termo se refere a parte final de um discurso, seja oral ou escrita. Enquanto o prólogo é a introdução ao tema que será discutido no epílogo essas pontas soltas que ficaram falando para aqueles que o receberam pode-se entendê-la como um todo em que há uma conclusão.

Já num discurso oral, nesta parte há várias questões que se jogam e associam-se entre elas que se estabelecem para serem revistas. Nesse sentido, o epílogo serve como um nexo para os ouvintes entenderem por que era necessário mencionar os diferentes pontos que foram apresentados. Já em narratologia (a ciência que estuda as diversas partes de uma narrativa) o epílogo tem de cumprir uma série de condições que devem ser consideradas como tais; eles dependem do tipo de trabalho que tem sido desenvolvido e as metas a cumprir. Mas o ponto fundamental que não deve perder qualquer epílogo é a sua qualidade e tempo de vida de forma conclusiva. Isso não significa que uma pessoa pode aprender o enredo da peça apenas lendo o epílogo, mas os pontos fundamentais do trabalho deve estar presente nesta parte. Além disso, o autor pode utilizar este último capítulo para explicar essas coisas que à primeira vista permaneciam inacabadas.

Por fim, o epílogo é a conclusão de que o objetivo do presente anexo da obra é adicionar conhecimento sobre os eventos que ocorrem uma vez na trama principal que a garantiu. No caso das sagas, por exemplo, através dos autores, o epílogo pode anunciar aparências futuras.

Sinônimos de epílogo

São sinônimos de epílogo as seguintes palavras: conclusão, desfecho

Antônimos de epílogo

São antônimos de epílogo as seguintes palavras: início, prefácio.

Exemplos de usos e frases

O texto teve um epílogo e sempre que os alunos lêem se encantam com o conteúdo da história e a forma em que é contada.

Para saber como fazer uma sinopse é necessário que vocês alunos conheçam o que é epílogo e façam para treinar vários modelos.

Convidamos a todos os alunos de letras para aprender sobre como fazer um texto com epílogo e seus verdadeiros sentidos no mundo literário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *