A palavra escapulário possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 11 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a e i o u já as consoantes são: s c p l r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oiralupacse. Além disso, dita palavra pode ser uma tira de pano bento usado pelos religiosos e religiosas sobre os hábitos. Sinal de devoção que consiste em dois pedaços de pano bento ligados entre si por duas fitas, sobre os quais está bordado o nome da virgem e que são usados pelos leigos católicos, um sobre o peito e outro às costas.
Significado de escapulário
A palavra escapulário pode ser entendida por duas peças associadas com a religião católica: uma peça de roupa ou um pedaço de devoção monástica. O escapulário monástico é um pedaço de tecido carregado por hábito de algumas congregações religiosas católicas, tanto para o sexo masculino quanto o feminino (Carmelitas, trinitárias, dominicanos, etc.). Este por sua vez consiste numa tira com uma abertura através da qual a cabeça está inserida e pendurada em seu peito e costas e nos ombros e faz parte das roupas usadas pelos beneditinos, entre outros requisitos este é um símbolo do jugo de Cristo. Por outro lado, o escapular devocional é derivado do escapular monástico, mas é muito menor: duas peças de tecido em conjunto com duas peças longas.
Além disso, existem vários tipos escapulários. Os mais conhecidos são a Virgem Carmem, a Virgem de Mercedes, na cor branca ou Paixão (vermelho), Imaculada Conceição (azul), Trindade (branca) e Nossa Senhora das Dores (preto). São dezoito escapulários indulgenciados e aprovados pela Igreja. Eles destinam-se a lembrar daqueles que carregam os deveres e ideais de acordo com a correspondente.
Ademais, há o que se chama de promessas relacionadas com alguns escapulários específicos, como o caso do Escapulário do Carmo. Em alguns casos, a utilização do escapulário é acompanhada por promessas como proteção da condenação eterna ou alguns outros privilégios. Essas promessas são dadas em uma mesa de revelações pessoais para membros da ordem de visões. O catolicismo tem essa liberdade em sua denominação e o ensino oficial faz com que as pessoas compartilhem mensagens dessas visões. Pode ser que alguns interpretem tais promessas no que respeita à utilização de bentinhos como talismãs, que não corresponde ao ensinamento oficial.
No entanto, o mais comum de todos os escapulários é o da Virgem Carmem, com o chamado privilégio do Sábado: há uma tradição de que a Virgem, que morreu com o Escapulário iria expiar do purgatório pelo pecado das pessoas. Nesse mesmo escapulário há um lado a imagem do Sagrado Coração de Jesus e do outro da Santíssima Virgem. Muito se discute porque aqueles que recebem a imposição do Escapulário e costumam usá-lo, precisa saber as razões que a igreja teve de autorizar e recomendar e indulgenciando deste. Desta forma, aprenderão a aumentar sua plenitude na fé de Cristo e alcançar mais facilmente uma ajuda verdadeira advinda da Santíssima Virgem Maria, Mãe espiritual e Medianeira de todas as graças, que são destinadas a honrá-la, segundo essa crença.
Sinônimos de escapulário
São sinônimos de escapulário as seguintes palavras: relicário, hábitos.
Antônimos de escapulário
São antônimos de escapulário as seguintes palavras: ateísmo.
Exemplos de usos e frases
Quando eu era católica, meu pai me deu um escapulário branco e me disse que eu teria que usá-lo para rezar terços pelo menos uma vez na semana.
Os escapulários são parecidos com terços, porém, não existe aquelas bolinhas para contar a quantidade de orações que se deve fazer.
Temos de respeitar todas as religiões, tantos as que não tem nenhum amuleto em especial, quanto as que têm, como no caso da católica que possui os escapulários.