A palavra escasso possui classificação gramatical como substantivo podendo ser também um adjetivo. Além disso, sua separação silábica se dá da seguinte maneira: es-cas-so. Ademais, referida palavra possui 7 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e a o, já as consoantes são: s c. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ossacse. Sua etimologia é proveniente do latim excarsus.
Significado de escasso
A palavra escasso possui vários significados e em vários âmbitos. Escasso é a falta de recursos básicos, como água, alimentos, energia, habitação, etc. que são considerados essenciais para atender a sobrevivência ou são chamados de recursos que não atendam às necessidades dos diferentes nas sociedades humanas de diferentes maneiras. Normalmente, uma empresa não tem recursos suficientes para prover adequadamente as necessidades dos seus recursos da população, de modo que exigia a troca e comércio de bens e serviços. Numa situação onde tudo é escasso, é necessário priorizar as necessidades e objetivos da sociedade. A palavra escasso é derivada de escassez, estes são por excelência o problema econômico. Na economia, fala-se de recursos escassos como as necessidades ilimitadas. Pouco entendeu-se o que não é pouco, mas as possibilidades de usá-lo estão limitadas no tempo, esforço, organização, capital, entre outras necessidades. Quando os recursos são escassos em geral ou a escassez ocorre, esta é apenas em uma parte da sociedade. Da mesma forma, também pode ser uma riqueza nas mãos de indivíduos, sociedade, grupo ou país, em detrimento da escassez de outros indivíduos, empresas, grupos sociais ou países. No âmbito da economia, a escassez, a situação escassa é causada por vários fatores, que se dividem em duas categorias: aumento da demanda e redução ou esgotamento das fontes e recursos. É uma espécie de âmbito escasso criado artificialmente, a partir das mercadorias a priori que pode ser replicada por tempo indeterminado, como os protegidos por leis de propriedade intelectual. Em biologia, o ato escasso pode referir-se a raridade ou raridade de algumas espécies. Estas espécies são comumente protegidas pela lei local, nacional ou internacional para evitar a extinção. Na sociologia, podemos falar de escasso subjetivo, assumindo que as necessidades, demandas pode ser infinitas, ativos insuficientes não implica uma quantidade reduzida, presume-se que existe uma quantidade finita de mercadorias. Neste sentido escassez é um termo relativo, porque os recursos são medidos em comparação com as necessidades que são a reunir-se, e neste sentido, os recursos são sempre inadequados, limitados, ou insuficientes para cobrir todas as necessidades que existam.
Sinônimos de escasso
São sinônimos de enxerga as seguintes palavras: escassez, falta, necessidade.
Exemplos de usos e frases
É muito escasso os produtos brasileiros vendidos na Argentina. Eles nem mal chegam e se vendem muito rápidos. Benditos estudantes que trazem isso pra nos alegrar.
O Brasil vive uma situação de escassez em relação a água. É escasso o modo também como os administradores tomar parte frente a essa realidade tão evidente.
O escasso na mídia por parte de bons filmes é terrível.