A palavra espirro possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e i o já as consoantes são: s p r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: orripse. Além disso, referida palavra faz designação de uma emissão súbita e violenta de ar pela boca e nariz.

Significado de espirro

O espirro é um mecanismo de reflexo que se dá através do ar que é expelido a partir dos pulmões através do nariz, e por vezes, por via oral, de uma maneira violenta e incontrolável. Neste processo, o ar flui a uma velocidade de 160 km / h e são ejetadas partículas que são distribuídas de maneira semelhante para a área de uma sala. Este reflexo é desencadeado por irritação da mucosa nasal, devido ao contato com todos os tipos de partículas estranhas (pó, pólen, picante, etc.) ou à ação de micro-organismos quando existe uma infecção do trato respiratório superior.

O objeto de espirros é expulsar estas partículas que causam irritação das vias nasais, de modo que este é um dos vários mecanismos de defesa do organismo.

O que é o mecanismo de espirros? Sendo uma ação reflexa, o espirro é controlado pelo sistema nervoso parassimpático, parte do nosso sistema nervoso autônomo (aquele que regula inconscientemente e automaticamente o funcionamento do corpo) e em razão disso os nervos localizados na mucosa nasal são estimulados pela irritação da mesma, que enviam um sinal para os centros de controle de atos involuntários, localizados na medula e tronco cerebral. Estes centros nervosos desencadeiam todas as ações necessárias para produção de um espirro.

Ele começa com uma respiração profunda, inalado na ordem de 2.5 litros de ar. Em seguida, a epiglote é fechada e as cordas vocais apertam, para evitar que o ar se escape. Em terceiro lugar, uma forte contração do diafragma, dos músculos intercostais e abdominais ocorrem, fazendo com que a pressão do ar dentro dos pulmões aumente significativamente. Em seguida, abruptamente abre-se a epiglote e as cordas vocais, de modo que o ar é projetado sob pressão para fora violentamente através do nariz, e, ao mesmo tempo o véu palatino é reduzido (mesmo se a boca aberta é mantida voluntariamente.)

Finalmente, é muito difícil manter os olhos abertos enquanto se espirra, porque como os nervos que controlam a abertura e o fechamento dos olhos estão diretamente relacionados ao atingir o nariz, então a saída de ar violenta provoca uma contração do músculo orbicular e por essa razão os olhos serão automaticamente fechados. Também é muito difícil não mover a cabeça, porque no reflexo o aceno rápido também inclui a frente, a fim de expelir partículas estranhas de forma mais eficiente. O Livro Guinness dos Recordes diz que o ataque de espirros mais longo durou cerca de três anos. Segurar um espirro não é uma boa ideia, pois eles devem ser expulsos micro-organismos que permanecerão nas vias aéreas e pode até mesmo ir para o ouvido, causando uma infecção.

Sinônimos de espirro

São sinônimos de espirro as seguintes palavras; estornudar

Antônimos de espirro

São antônimos de espirro as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Um espirro foi a causa da morte de um ladrão que estava tentado assaltar uma casa.

Depois de soltar um espirro o mesmo falou que tinha forte alergia por pólen de flores.

O espirro é uma reposta do sistema respiratório por defesa de corpos estranhos que tentam entrar na traquéia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *