A palavra espólio possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e i o, já as consoantes são: s p l. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oilópse. Além disso, dita palavra é classificada como sendo uma reunião de alguns bens deixados pela pessoa que falece e que terá de nomear um representante para cuidar de tudo.
Significado de espólio
Espólio vem do latim spoliare, que significava roubar ou tirar a roupa de alguém. O espólio está intimamente ligado com a ideia de inventário, sendo que este por sua vez é designado como o registro documental dos ativos e outros itens pertencentes a um indivíduo, uma comunidade e que é feito a partir de lotes de precisão e asseio na tradução de dados. Também é chamado de verificação de inventário, tanto um estoque físico qualitativo e quantitativo como todos os bens possuídos teoricamente de uma empresa ou de um particular.
Entre as razões que existem em empresas de inventário pode-se citar: reduzir os custos de aquisição, podendo reduzir os custos através da remoção de qualidade para reduzir os custos relacionados com o material em falta e para reduzir os custos de ordens. Embora, há também muitas outras razões que dão inicio ao inventário em uma questão complicada, complexa para a empresa em questão, há algumas maiores, tais como: os custos de armazenamento, dificuldades em responder aos clientes, coordenar os seus custos de produção, os custos dos produtos defeituosos de grandes lotes e os custos associados à redução de capacidade.
Além disso, quando ocorre a morte de um indivíduo possuidor de patrimônio em que seja preciso dar abertura ao inventário, onde necessariamente todos os herdeiros precisam participar da partilha, este processo de transmissão de bens é para aqueles que a posse e também o domínio de bens, os quais se transferem imediatamente aos seus sucessores sem qualquer necessidade de formalidade, conforme diz o Artigo 1784 do Código Civil Brasileiro.
Ademais, para que haja representação do espólio é preciso que seja nomeado em juízo uma pessoa, cuja função será a de representá-lo. O inventariante do referido espólio na maioria das vezes é eleita entre os herdeiros. Alguns escolhem, por exemplo, o filho considerado mais velho, ou então aquele que sempre teve afinidade forte com o falecido.
Sinônimos de espólio
São sinônimos de espólio as seguintes palavras: despojo, partilha, sucessão, divisão, metade
Antônimos de espólio
São antônimos de espólio as seguintes palavras: inteiro
Exemplos de usos e frases
O espólio é representado pelo chamado inventariante. É ele quem será designado pela família para representar todos os bens e patrimônio que o falecido tinha. Há alguns casos em que quando ocorre a sucessão, muitas brigas acontecem na família.
O espólio pode ser considerado como o montante de bens que uma pessoa uma empresa possui. Para tanto, sempre é designado alguém que seja o responsável por tais bens e, na para tal fato ocorrer é necessário que o representante seja maior e capaz, sendo que sem essas condições não é possível.
Há mais ou menos 5 anos meu pai faleceu e tivemos que dar inicio ao processo de inventario. Todo o espólio do meu pai foi representando por mim, que na época era maior e capaz e me responsabilizei por tudo e por todos.