A palavra etnocentrismo possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 13 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e o já as consoantes são: t n c r s m . Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: omsirtneconte. Além disso, referida palavra faz designação de uma pessoa ou sociedade que acha seu país acima dos demais.
Significado de etnocentrismo
A palavra etnocentrismo é um conceito desenvolvido pela antropologia para mencionar a tendência que leva uma pessoa ou grupo social a interpretar a realidade de seus próprios contextos culturais. Esta prática está ligada à crença de que suas práticas étnicas e culturais de um são superiores ao comportamento de outros grupos.
Quando se menciona o termo etnocentrismo pode-se dizer que a visão etnocêntrica qualifica costumes, crenças e linguagem de outras culturas de acordo com uma visão de um mundo considerado desejável. As diferenças entre os dois grupos constituem a identidade cultural.
Etnocentrismo é uma tendência comum a todo o grupo e é normal que os elementos de sua própria cultura são qualificados em termos positivos, que se pode descrever negativamente as crenças e costumes de outros países. Práticas de etnocentrismo são consideradas normais e em alguns países até mesmo lógica, ao contrário de alguns exóticos e compreensíveis o comportamento dos outros.
Os antropólogos e outros cientistas sociais devem se esforçar para evitar cair no etnocentrismo e analisar as culturas que são estranhas a eles. O pesquisador deve lutar constantemente sobre a tentação de considerar a sua própria estrutura cultural como normal ou superior para uma meta de trabalho. Etnocentrismo também impede o aprendizado e leva as pessoas terem um pensamento de que não posso aprender com algo que eu considero inferiores ou menos valiosa do que o que eu já tenho.
O respeito pela sua identidade não significa ter uma visão etnocêntrica do mundo, pelo contrário, apreciar as diferenças culturais é uma maneira de melhorar a nossa própria história.
Desde a sua criação, a antropologia tem se esforçado para combater o etnocentrismo que pesa em algumas culturas sobre os outros e gera um monte de discriminação e desigualdade em torno das necessidades das pessoas, deixando assim, os grupos hegemônicos.
Etnocentrismo é um universo cultural e em todos os lugares há pessoas que acreditam que sua maneira de entender a vida e os costumes está correto em detrimento daqueles grupos que não compartilham. Na verdade, eles consideraram que esses comportamentos diferentes são estranhos ou selvagens.
Há também um outro conceito conhecido como relativismo cultural, que está localizado na extremidade oposta ao etnocentrismo. Essa escola de pensamento diz que nenhuma cultura deve ser julgada a partir de outros padrões.
Entretanto, como todo o raciocínio final, também o relativismo cultural pode ser negativo por serem comportamentos tolerantes que ameaçam a vida ou a liberdade dos indivíduos como parte de um povo. Isto é, a partir deste ponto de vista, devemos aceitar as ideias prevalecentes da Alemanha nazista, como nós aceitamos os da Grécia clássica.
Sinônimos de etnocentrismo
São sinônimos de etnocentrismo as seguintes palavras: superior, centro
Antônimos de etnocentrismo
São antônimos de etnocentrismo as seguintes palavras: periférico
Exemplos de usos e frases
A população daquele país reconhece que tem um alto índice de etnocentrismo no meio da sociedade.
O etnocentrismo é uma dos grandes problemas que se encontra entre as pessoas que são muito patriotas.
Ele é um grande aluno na universidade, porém tem o etnocentrismo como sua defesa.