A palavra freira possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e i a já as consoantes são: f r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: arierf. Além disso, referida palavra denota uma mulher que pertence a ordem religiosa.

Significado de freira

 A palavra freira tem um grande valor para a sociedade, por tratar de pessoas religiosas que visa o bem estar espiritual e social das outras pessoas. È uma mulher que foi consagrada por ordem religiosa e que normalmente vai seguir uma vida monástica que é um conjunto de regras, entre as quais, normalmente tem como princípios uma vida de renuncia, obediência, desapego a bens materiais e castidade. O isolamento total da vida civil em alguns casos de trabalho interno em conventos são uma das funções de algumas freiras.

O termo freira é aplicável a algumas religiões como a tradição católica oriental e ocidental, cristã ortodoxa, anglicana ou Episcopal, Luterana, Jain, budista ou taoísta. Elas vivem em mosteiros ou conventos, embora em alguns casos, vivem inseridas na sociedade ou comunidades oferecendo seu trabalho.

Em termos a palavra freira e irmã são intercambiáveis, mas em alguns casos é feita a seguinte distinção: a freira diz respeito a uma mulher religiosa que tem uma vida de oração contemplativa e que vive em conventos e que por opção, renuncia o casamento. Irmã diz respeito a uma mulher cristã que tem vocação de oração e de serviço para as coisas religiosas, são casadas e  geralmente ora e intercede para os necessitados, doentes e pobres.

Há freiras envolvidas na sociedade, e a partir de seus esforços fazem papéis altruístas e tratam de organizações na área da saúde desenvolvendo papel de administradoras em universidades sociais e de caridade, embora este tipo de freiras da vida ativa é mais encontrada em asilos e hospitais, são elas as responsáveis pelo bom desempenho profissional de muitas enfermeiras.
Os primeiros conventos foram fundados em Roma. Os trajes são muito importante para identificar uma freira e são os seguintes: cinto, sapatos pretos e pontudos, batina preta ou branco e manto na frente da cabeça aos pés. Estes trajes foram usados por pintores para representar a Virgem Maria.

As freiras são geralmente agrupados em ordens religiosas da Igreja Católica, geralmente fundadas por uma pessoa que imprime seu personagem nas regras da comunidade, as suas tradições, incluindo o seu hábito e roupas religiosas.

As freiras são divididas de acordo com o estilo de vida:
Monástica: beneditino, cisterciense e cartuxo.  Algo importante é diferenciar as freiras que vivem com uma vida de clausura, e as irmãs de vida apostólica que procuram ter um equilíbrio entre a vida profissional e a vida contemplativa.

Dependendo da ordem e estrutura elas são classificadas como alguns termos que estão relacionados, tais como: Madre Superiora, mãe, irmã, irmã ou irmã religiosa e iniciante. Madre Teresa de Calcutá é uma das freiras mais conhecidas do século XX, especialmente desde que ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz (1979). Ademais se pode fazer menção das freiras carmelitas, franciscanas e as Clarissas que são as mais antigas de ordens religiosas.

Sinônimos de freira

São sinônimos de freira as seguintes palavras: madre

Antônimos de freira

São antônimos de freira as seguintes palavras: Padre

Exemplos de usos e frases

Ela começou a fazer o bem desde sua juventude e hoje como freira somente trabalha para ajudar o próximo.

Ela é uma das freiras mais bela do convento e já atraiu olhares de muitos homens do bairro.

Depois que uma freira assumiu a liderança do hospital Mario José ele teve grande desenvolvimento e não teve mais problemas financeiros.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *