A palavra gago possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 04 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o a já as consoantes são: g. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ogag. Além disso, referida palavra faz designação de uma pessoa que é afônica.
Significado de gago
A gagueira é um distúrbio de comunicação (não um distúrbio de linguagem), caracterizada por interrupções involuntárias da fala que acompanham a tensão muscular na face e pescoço, medo e stress. Eles são a expressão visível da interação de alguns fatores orgânicos, psicológicos e sociais que determinam e orientam no indivíduo a conformação de um ser, um fazer e sentir com as suas próprias características. Os efeitos psicológicos da gagueira pode ser sérios para afetar o humor da pessoa continuamente. Além disso, a gagueira é uma deficiência altamente estigmatizada, que continuamente afeta a inteligência e habilidade emocional da pessoa que gagueja quando esta é questionada, pois acredita-se que a “calma” ou “se concentrar mais no que ele diz ” será impedimento para se falar fluentemente.
Os sentimentos são comuns e muitas vezes graves em pessoas que gaguejam por vergonha, medo, ansiedade, raiva e frustração. Uma sensação de falta de controle é comum em pessoas que gaguejam, todos as quais são muitas vezes responsáveis depressão. O gago, começa, caracteristicamente, entre o segundo e o quarto ano de vida, embora muitas vezes é confundida com as dificuldades de idade no momento de falar. No final, apenas um em cada 20 crianças apenas gagueira e muitos deles exceder o transtorno na adolescência. Menos de 1% dos adultos gaguejam. A gagueira não distingue classe social ou raça, no entanto, é de três a quatro vezes mais comum em homens do que nas mulheres. Ainda assim, não encontrou uma causa específica para a doença, no entanto, em fevereiro de 2010 os cientistas anunciaram a descoberta de três genes associados à prevalência da gagueira. Este tem sido estudado por vários anos, quando começou a notar que a gagueira prevalece em familiares.
Apesar da crença popular, a gagueira não está associada com ansiedade ou um efeito dela para o seu desenvolvimento; no entanto, a gagueira não gera ansiedade em indivíduos que a possuem, tornando-se fobia social, onde teme-se a gagueira na frente das pessoas, muitas vezes causando o isolamento social das pessoas que gaguejam. A reação do ambiente afetado é importante para o surgimento de vários sintomas físicos associados com a gagueira, especialmente nos primeiros anos de manifestação: tensão muscular na face e pescoço, medo e stress.
O Dia Mundial do gago é comemorado no dia 22 de Outubro. Por fim, a gagueira é conhecida desde a antiguidade clássica e Aristóteles apontou para a linguagem como responsável por ela, incapaz de manter a velocidade ideias fluindo. Esta ideia foi sustentada até o século XIX quando os cirurgiões tentou corrigir a língua com meios braquial (dividindo sua raiz, cunhas corte, acrescentando próteses). Outros, no entanto, recomenda-se o alargamento das vias aéreas e a remoção das adenoides e amígdalas. Sigmund Freud e seus seguidores, corrigindo a visão anterior, disse que o gago está associado a crises nervosas e problemas psicológicos, considerando que refletia o leilão de desejos reprimidos de ir para o estrangeiro.
Sinônimos de gago
São sinônimos de gago as seguintes palavras; tartamudo, tátaro
Antônimos de gago
São antônimos de gago as seguintes palavras: falante
Exemplos de usos e frases
Minha irmã é falante e não tem nada a ver com meu avô que era muito gago e sofria com esta dislalia.
Uma das maiores repórteres da globo ficou afônica e hoje está gaga por um problema de trauma.
Muitos problemas que temos no dia- dia é resolvido pela medicina, mas quem é gago não tem uma solução rápida.