A palavra garrafa possui uma classificação gramatical como sendo substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 7 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a. Já as consoantes são: g, r, f. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: afarrag. Além disso, dita palavra é classificada como termo usado para caracterizar um objeto longo e cilíndrico cuja abertura se estreita, sendo produzida de vidro ou plástico utilizado para armazenar líquidos.
Significado de garrafa
A palavra é de origem latina chamda de butticŭla, bem como do francês bouteille, o que resulta na garrafa, em português Este termo refere-se a uma ferramenta que é usada para o armazenamento de líquido. As garrafas têm um gargalo estreito que permite derramar o seu conteúdo para um copo ou uma taça com facilidade. Na boca (o setor onde sai o líquido), tem uma tampa onde frasco pode ser aberto e fechado, conforme necessário. A maioria das garrafas são feitas atualmente com plástico ou de vidro, embora na Antiguidade também eram feitas de metal e barro. Aquelas utilizadas para a comercialização de bebidas, perfumes e outros líquidos normalmente têm uma etiqueta que mostra o nome da marca, dados de produto, data de validade, etc.
Além disso, há garrafas com diferentes capacidades. Nos restaurantes, por exemplo, são comercializadas com refrigerante de 350 ou 500 centímetros cúbicos. Há também garrafas 1, 1,5, 2,25 e até 3 litros, normalmente vendidas em lojas e supermercados. Há garrafas de vidro que são retornáveis: uma vez que a pessoa consume a bebida, é possível devolvê-la para o local onde adquiriu o produto e obter o dinheiro para tal retorno. As garrafas de plástico, no entanto, não são retornáveis. Isto significa que, quando vazias, o consumidor pode descartar o recipiente. Estas garrafas que podem ser descartadas quando já não contêm líquido constituem um problema ecológico. Muitas vezes as pessoas jogam as garrafas em locais inadequados e como o plástico não é biodegradável, a contaminação que permanece muitos no planeta.
A Garrafa (do francês “bouteille” esta por sua vez, a partir do “butticŭla” Latin) é um recipiente concebido para conter líquidos feitos de materiais rígidos, originalmente de argila e, em seguida, vidro ou metal, e a partir do século XX através de diferente plásticos. O modelo mais comum apresenta uma mais estreita do que o corpo do gargalo do recipiente. O quarto significado do dicionário da língua portuguesa relata que uma garrafa é também uma medida da capacidade de certos líquidos, o que equivale a um litro e meio, ou seja, 756,3 mL.1
Modelo tradicional de garrafa de vidro é verde ou vinho: É normalmente utilizado para os produtos cujas propriedades não se alteram sob os efeitos da luz. Caso contrário, é necessário o uso de recipientes opacos, tais como latas ou caixas.
A garrafa de vidro deve realizar uma ou mais etiquetas de papel anexado no qual o produto e a marca, bem como a informação legal é específica: composição, nome do fabricante, data de validade, etc.
Partes da garrafa:
A garrafa é constituída pelas seguintes partes (de cima para baixo):
Boca: furo através do qual o líquido é vazado
Fio ou hélice
anel
corpo
fundo
anel de empilhamento
(container)
Sinônimos de garrafa
São sinônimos de garrafa as seguintes palavras: recipiente, frasco.
Antônimos de garrafa
São antônimos de garrafa as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
A garrafa possui diversas utilidades, dentre elas, o armazenamento de agua, refrigerantes, sucos e derivados.
A garrafa de café foi deixada no gabinete do prefeito, para que ao final da reunião todos pudessem saborear um delicioso café.
A água foi acondicionada em garrafa de plástico para o uso das pessoas durante a viagem à Ubatuba.