A palavra gentileza possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e i a já as consoantes são: g n t l z . Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: azelitneg. Além disso, dita palavra refere-se a um ato de educação, ou seja, uma pessoa que faz um gesto gentil.
Significado de gentileza
A gentileza é considerada como a qualidade de amigável. Este adjetivo refere-se aquilo que é gentil, amoroso e amável. Por extensão, ela é conhecida como a bondade à ação: “Por gentileza, entre em meu escritório”, “Mirta é caracterizada pela sua gentileza com os convidados.” Além do acima, é necessário salientar o fato de que a verdadeira bondade é aquela que é nascida da espontaneidade, naturalidade e sem qualquer interesse ou intenção de obter algo em troca. Não esquecendo que quando se está livre, a gentileza universal é produzida e atua como valor quando se é um ser absolutamente maduro.
No entanto, se afirma que referida palavra está ligada a um valor que deve ser ensinado a partir pequeno e que tem de ser levado a cabo não só na escola, mas principalmente em casa. Para garantir que cada criança aprenda a ser gentil é importante estar num ambiente onde se pode descobrir claramente seu significado e como se deve desenvolvê-lo. Tanto é assim que, quando fala-se de educação de valores inclui-se a gentileza acima mencionada. Assim, um número de ações que podem ajudar as crianças desde tenra idade, começa a tornar-se uma linda e apreciada qualidade quando se tornem adultos.
Neste sentido, fala-se de “pequenas atitudes ou tarefas”, como compartilhamento de seus materiais de ensino com os colegas, conhecidos, cumprimentar aos demais, alimentar o animal de estimação ou agradecer a seus pais todos os dias pela comida que eles preparam, etc. Atitudes como essa é que fazem a diferença. A gentileza pode ser definida como um comportamento ou ato compassivo, atencioso e carinhoso com os outros. Por isso, engloba diversas atitudes tais como simpatia, generosidade, compaixão e altruísmo.
Logo, o ser que carrega em si a gentileza, também pode ser considerado um ser simpático, cuja origem etimológica também é de origem latina, sendo uma inclinação afetiva que mostra as qualidades de uma pessoa. A palavra refere-se a uma personagem e um modo de ser específico que é agradável para os outros”, tais como: “Ariel tem uma simpatia inata conquistando as pessoas, ou seja, ele é uma pessoa muito gentil” Simpatia é parte da bondade: um sujeito agradável geralmente amigável é também muito amável.
Por outro lado, a generosidade, além disso, está intimamente ligada ao ato de ser gentil, por exemplo. Uma pessoa que é considerada generosa não é uma pessoa egoísta, mas que quer ajudar os outros, de modo que ela vai se sentir melhor fazendo isso. A generosidade demonstrada, portanto, relaciona-se à empatia, que é considerada com a capacidade de identificar emocionalmente com o humor da outra pessoa: “John era muito generoso com a gente e sempre nos ajudou.” Gentileza, portanto, também inclui generosidade.
Já o altruísmo, em contra partida é a solidariedade e o respeito que são outros valores que fazem uma pessoa ser considerada gentil. Pelo contrário, um indivíduo egoísta, agressivo, violento ou indiferente está longe de ser amigável.
Sinônimos de gentileza
São sinônimos de gentileza as seguintes palavras: Gentil, educado
Antônimos de gentileza
São antônimos de gentileza as seguintes palavras: mal educado, grosso
Exemplos de usos e frases
Ele sempre foi muito educado com meus amigos e sua gentileza sempre gerou um clima muito bom entre os alunos.
A gentileza do jogador com os adversários fez com que a mídia fizesse uma reportagem sobre a importância de ser um atleta educado.
Minha esposa é linda e de uma gentileza muito grande. Eu e meus filhos admiramos sua forma de tratar outras pessoas.