A palavra glúten possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: u e já as consoantes são: g l t n. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: netúlg. Além disso, dita palavra pode ser uma proteína extraída que é encontrada na maioria dos cereais após a eliminação do amido, especialmente no trigo, na aveia, na cevada, no centeio e em seus derivados.
Substância causadora da doença celíaca, intolerância a glúten.
Significado de glúten
O termo glúten é proveniente do latim (“gluten.inis”). É conhecido como glúten uma substância pegajosa que pode juntar uma coisa a outra. Também é uma glicoproteica encontrada ao lado do amido nas sementes de vários cereais. Esta proteína é composta de glutenina e gliadina, o que representa 80% de proteínas de trigo. Ele pode ser obtido a partir da farinha de trigo, aveia, cevada e centeio, por meio de um processo de lavagem do amido, onde uma massa de farinha e água é criada lavando-a com água. Quando não é usado para a alimentação, o processo pode ser efetuada por soluções salinas.
Ademais, quando cozido, o glúten torna-se uma substância firme. Gases de fermentação são retidos no interior dessa massa, o que permite a sua subida. No período de cozimento, a coagulação de glúten continua a subir. E, por conseguinte, proporciona a massa de pão. Além disso, é importante notar que o glúten é prejudicial para muitas pessoas, por sua relação com diferentes doenças. Há algumas pessoas que são celíacas que são aquelas que não podem comer nada que contenha referido termo glúten, forçando-os a levar a cabo uma dieta isenta de proteína. Se consumir glúten (por exemplo, através do pão), esta substância danifica a mucosa do intestino delgado e impede a digestão normal. Já a dermatite herpetiforme e o autismo são outras doenças que podem exigir dietas sem glúten. No caso do autismo, acredita-se que o glúten gera um efeito de opiláceos.
Por outro lado, o milho, sorgo, arroz integral e a quinoa são alguns dos cereais livres que não contém glúten; Isto significa que, na sua composição não contém este elemento. É importante notar, entretanto, que nutricionistas recomendam grãos nas dietas por serem saudáveis, além de não ter amido, mas porque contêm fibras necessárias para uma dieta equilibrada. Nos últimos anos o glúten se tornou um elemento indispensável da cozinha. É frequentemente utilizado particularmente em dietas vegetarianas, em que é usado como um dos principais substitutos da carne. Sendo uma proteína pura, dito termo não contêm hidratos de carbono, o que o torna ideal para a produção de alimentos dietéticos.
Para obter os alimentos que o contenham, tais como farinha de trigo, é feito através de um processo de limpeza, onde esta substância é separada do restante que é usado. Este procedimento é extremamente simples e pode ser feito em casa bastando apenas comprar um saco de glúten (que já foi separado do resto da farinha) em qualquer loja de ervas ou de produtos naturais e mistura-lo com água e deixando-o algumas horas com o amido e com a fibra, tornando-se uma massa uniforme e pegajosa.
Sinônimos de glúten
São sinônimos de glúten as seguintes palavras: Proteína.
Antônimos de glúten
São antônimos de glúten as seguintes palavras: Monossacarídeo.
Exemplos de usos e frases
O médico proibiu que ele tomasse qualquer derivado do leite e ademais glúten.
O glúten é uma grande fonte de energia, mas em muitas vezes as pessoas tem intolerância a glúten.
A doença celíaca é uma doença que leva a pessoa ter diarreia, dor de estômago por intolerância a glutén.