A palavra goela possui uma classificação gramatical sendo uma substantivo de dois gêneros. Referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o e já as consoantes são: g l. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aleog. Além disso, dita palavra pode ser a boca dos animais em todos os casos em que ela se pode abrir totalmente. Parte inferior do pescoço faringe, parte posterior da boca por onde passam os alimentos da boca para o esôfago. Cair na goela do lobo, não conseguir livrar-se de um perigo.
Significado de goela
A goela é um termo coloquial para se referir a garganta, mas também é muito usada para se referir à garganta de todos os animais. A noção de dita palavra refere-se a uma certa região do pescoço onde há o espaço interior que fica entre a boca e a entrada para o esôfago e da laringe. O conceito, por extensão, é usado para nomear a porção mais estreita de alguma coisa. Por exemplo: “Minha goela dói, eu acho que eu vou comer um doce que contenha mel”, “O jogador foi atingido na garganta que o deixou sem ar”, “Ele pegou a garrafa para baixo e colocou na goela até que deixou-a vazia.”
Além disso, dito termo não é só o esôfago e laringe, mas também não há somente a junção de veias e artérias, há também vários músculos. Por outro lado, é o lugar onde o ar circula quando se inspira e também o local por onde passa a comida quando se alimenta. Isso a torna uma área sensível para os vertebrados, porque há muitos animais que atacam suas presas nessa área, tais como a jiboia.
Os seres humanos não são exceção porque o estrangulamento é um método bastante comum de ataque. Para exercer uma forte pressão sobre a garganta de uma pessoa, o atacante evita que o ar que atinge os pulmões da vítima, chegue até este, provocando assim a sufocação.
Ademais, nesta mesma região ocorre a conhecida inflamação das amígdalas e amigdalite, que são massas de tecido carnosas penduradas de ambos os lados da parte de trás da garganta e encarregada de colaborar na luta contra germes que entram no corpo através da boca. Esta doença faz com que um engrossamento das amígdalas, que se tornam vermelhas e podem ser revestidas com uma secreção em branco, amarelo ou cinza cause irritabilidade e dores.
Os sintomas mais comuns da amigdalite incluem dores, inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço, falta de ar e febre. Antes de sugerir um tratamento, o médico deve certificar-se a causa de amigdalite, que pode ser viral ou bacteriana; em alguns casos, isto pode ser determinado por inspeção simples, se uma cultura da descarga proporciona os melhores resultados. As amigdalites e faringites termos que são frequentemente usados como sinônimos, embora este último é uma infecção causada por uma bactéria chamada estreptococo, seus sintomas geralmente dependem da idade do paciente e incluem febre, corrimento nasal com ou sem sangue, perda de apetite, irritabilidade e pus nas amígdalas.
A ideia de goela é também usada para se referir ao fluxo da voz de uma pessoa. Nesse sentido, está associada ao poder ou timbre vocal: “O tenor mostrou que tinha força na goela.
Sinônimos de goela
São sinônimos de goela as seguintes palavras: garganta, gasganete e gorgomilos.
Antônimos de goela
São antônimos de goela as seguintes palavras: Não garganta.
Exemplos de usos e frases
Depois de uma intoxicação exógena foi necessário entrar com uma sonda nasogástrica na goela do animal.
A goela do meu cachorro está muito machucada por uma contaminação por fungos e bactérias.
O termo goela é um termo muito pouco usado por se tratar da região buco faringe e que menciona a garganta.