A palavra goleiro possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 7 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o, e, i. Já as consoantes são: g, l, r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: orielog. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se ao jogador que atua no gol e tem direito em tocar na bola com a mão.
Significado de goleiro
O goleiro, um arqueiro é o jogador que, no futebol, ocupa a posição específica que é proteger o gol, constituindo o primeiro defensor da equipe. No cumprimento da sua tarefa é permitido, dentro dos limites da área de grande penalidade, jogar a bola com as mãos. Ao contrário de outros jogadores, deve vestir uma camisa cuja cor seja diferente de outros jogadores no campo, sendo o único requisito especificado nas regras, mas eles geralmente são autorizados a usar equipamentos de proteção como luvas e roupas com paddings. Os guarda-redes não tem um número dorsal predeterminado, mas é geralmente reservado para o proprietário 1, assim chamado goleiro. Além disso, muitas vezes eles usam os números 12, 13, 15, 16, 18, 21, 22, 23 e 25 para seus suplentes também, mas também pode ser as manchetes. Recentemente, de acordo com os regulamentos para a Copa do Mundo, é necessário que um dos três goleiros vista o número 1.
Em média, o goleiro leva a corrida mais longa no esporte em comparação com outras posições, ele tende a se aposentar do futebol com idade entre 35 a 40 anos ou mais. No futebol, como em muitos outros esportes, eles passaram por diversas mudanças no jogo de táticas que gerou mais posições de tempo, assim como outros desapareceram. O goleiro é a única posição que prevaleceu desde a criação das regras do esporte. Os primeiros indícios de times de futebol com posições vêm de Richard Mulcaster em 1581. No entanto, ele não especificou goleiros. A primeira referência específica para proteger o objetivo vem do Cornish atirando em 1602. Outras referências sobre a marcação de objetivos começam no século XVI da literatura inglesa, por exemplo, na obra de John Day e em um poema de 1613 de Michael Drayton. “Parece inevitável que onde quer que um jogo evolua ter metas, uma maneira de evitar surja”. Inicialmente, os goleiros geralmente têm jogado entre o seu objetivo, mas que não deixavam de ter uma certa dificuldade de locomoção, exceto quando tentavam impedir disparos rivais. Ao longo dos anos, a posição de goleiro evoluiu e muito, de acordo com mudanças em sistemas de jogos, para tornar-se uma posição mais ativa. Nas regras originais, os goleiros poderiam usar as mãos para cima da metade do campo. Isso foi alterado em 1912, restringindo esta possibilidade para a área de grande penalidade (18 m), como acontece atualmente. A meados do século XX, como o goleiro argentino Amadeo Carrizo e depois o soviético Lev Yashin, foram pioneiros de um estilo de jogo que incluiu mais mobilidade, tal fato foi adotado em vários lugares do mundo.
Sinônimos de goleiro
São sinônimos de goleiro seguintes palavras: defensor, guardião
Antônimos de goleiro
São antônimos de goleiro seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
Durante a copa do mundo o goleiro defendeu o vários chutes a gol se tornando ídolo predileto dos brasileiros.
O goleiro da Chapecó passa por diversas intervenções e tratamentos após a queda do avião. O goleiro foi um dos poucos sobreviventes.
O goleiro possui uma grande responsabilidade em suas mãos, a de defender o time contra o gol dos adversários.